Alesp realiza evento em homenagem a líderes de religiões de matriz africana

Evento ocorreu na última semana e foi solicitado pelo deputado Teonilio Barba
26/09/2023 16:57 | Reconhecimento | Fernando Mainardi, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Bancada de Líderes religiosos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309798.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Iara Bento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309799.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Troféu Asé<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309800.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia troféu Asé 2023<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309801.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Alesp sediou, na última sexta-feira (22), o Festival de Curimba Troféu Asé, que homenageia a cultura negra e líderes de religiões de matriz africana. O evento ocorreu no Auditório Franco Montoro e foi solicitado pelo 1º secretário da Assembleia, deputado Teonilio Barba (PT).



Daniel Farias, um dos idealizadores dessa campanha, falou sobre a iniciativa. Em sua fala, destacou a importância do evento, já que ocupar espaços como o palco dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo é uma forma de reagir a todo o preconceito sofrido por essas religiões no país. Para ele, o projeto é de impacto cultural, social e religioso.



Outra liderança importante para o evento foi Iara Bento, coordenadora do S.O.S Racismo e eu representou na ocasião o 1º secretário. Ela ressaltou a importância do evento e do Projeto de Lei 370/2023, de autoria do deputado estadual Teonilio Barba, que foi sancionado recentemente e que declara o 20 de novembro (Dia da consciência negra) como feriado estadual.



Outra liderança que ajudou no projeto é Tata N´zazi, que também falou na cerimônia. Ela usou seu discurso para defender mais organização, com o objetivo de expandir as ações. Além disso, disse que esse projeto conta com uma arrecadação de alimentos para pessoas necessitadas, que contou com mais de três toneladas arrecadadas ao todo.



A cerimônia contou também com uma premiação, que foi feita por meio de certificados a todos os líderes contemplados pelos organizadores do evento. O momento teve o objetivo de dar visibilidade a pessoas marginalizadas muitas vezes pelo preconceito.

alesp