Lançado na Alesp, gibi da Turma da Mônica traz história para conscientizar sobre prematuridade

Audiência marcou início do Novembro Roxo, mês internacional de sensibilização para a prematuridade, e discutiu formas de prevenção e cuidados com bebês prematuros
07/11/2023 19:50 | Conscientização | João Pedro Barreto, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Lançamento gibi sobre prematuridade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313160.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento gibi sobre prematuridade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313161.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Denise Suguitani Prematuridade.com<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313162.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento gibi sobre prematuridade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313163.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em celebração ao Novembro Roxo, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta segunda-feira (6), um evento para o lançamento do gibi da Turma da Mônica 'Uma história de prematuridade'. A revista foi produzida pela ONG Prematuridade.com (Associação brasileira de pais, familiares, amigos e cuidadores de bebês prematuros), em parceria com a empresa farmacêutica Sanofi e com o Instituto Maurício de Sousa.

Organizada pela mesma ONG e pela deputada Marina Helou (Rede), a audiência ainda serviu para debater formas de prevenir a prematuridade e cuidados com bebês prematuros. Em novembro, celebra-se o mês internacional de sensibilização para a prematuridade.

"A gente entendeu que a revista seria uma boa forma de ajudar os pais, com uma linguagem amigável e colorida, mostrando a importância do bebê prematuro ter todo o cuidado que ele merece", explicou Mônica Aragão, gerente de relações institucionais da Sanofi, que custeou a produção da HQ.

Ela anunciou que os gibis serão entregues a todos os interessados em eventos realizados pela ONG Prematuridade.com durante todo o mês de novembro. Maurício de Sousa enviou um vídeo para o encontro falando sobre a importância da conscientização sobre a prematuridade. Sobrinho do autor e diretor do Instituto Maurício de Sousa, Amauri Sousa, também esteve presente no evento.

Como está em seu título, o gibi traz uma história de um bebê, primo da personagem Mônica, que nasceu prematuro. A partir daí, a HQ explica o que é prematuridade, como funciona uma UTI neonatal e as incubadoras, onde ficam os bebês prematuros, as causas e quais os cuidados especiais que eles precisam receber.

Por que falar sobre prematuridade?

Além da promoção do Novembro Roxo, a causa ainda conta com a celebração do 'Dia Mundial da Prematuridade', no dia 17 deste mês. Mas por que falar sobre prematuridade? Atualmente, 11,1% dos nascimentos no Brasil são prematuros, o que coloca o país em décimo no ranking mundial.

"A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil em crianças de até 5 anos. Eles nascem antes de estarem maduros e, por isso, precisam de cuidados especiais, de um calendário vacinal diferenciado, de acompanhamento de profissionais da saúde de todas as áreas para evitar sequelas", explica Denise Suguitani, diretora-executiva da Prematuridade.com.

Além destes cuidados, Denise ressalta a importância do contato pele a pele dos prematuros com seus pais logo após o nascimento, que é o lema do Novembro Roxo deste ano. "Isso traz muitos benefícios para o bebê, não só naquele momento, mas para toda a vida", afirma.

A diretora conclui enfatizando que, para além dos cuidados com o bebê, um olhar especial para as mães pode prevenir o nascimento de prematuros. Para ela, é necessário investir em políticas públicas que tratem sobre educação sexual para adolescentes e planejamento reprodutivo e que garantam a universalização do pré-natal com qualidade e o acesso à Saúde para gestantes.

A deputada Marina Helou também destacou a importância dessas políticas para tirar o Brasil do topo do ranking de nascimentos prematuros. Além disso, Marina, que é presidente da Frente Parlamentar pela Primeira Infância, explicou como a prematuridade pode interferir no desenvolvimento de uma pessoa.

"Quando falamos de primeira infância, estamos falando do desenvolvimento da pessoa para o resto da vida e a prematuridade é um dos pontos mais importantes dessa discussão. Bebês que nascem prematuros têm mais dificuldade de atingir seu pleno desenvolvimento e podem ter atrasos no desenvolvimento cognitivo e emocional", disse Marina.

Além do grupo de trabalho, a parlamentar ainda propôs o Projeto de Lei 723/2023, que institui o dia 17 de novembro como 'Dia Estadual da Prematuridade' e o inclui no Calendário de Eventos do Estado.

alesp