Frente Parlamentar da Ligação Seca Túnel Santos-Guarujá é lançada na Alesp

Coordenador da Frente Parlamentar, deputado Tomé Abduch (Republicanos) avalia que a obra representará desenvolvimento econômico e fomento ao turismo na Baixada Santista
13/12/2023 12:07 | Frente Parlamentar | Claus Oliveira - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Parlamentares na Frente Parlamentar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315839.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Tomé Abduch (Republicanos)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315840.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na Frente Parlamentar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315841.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O lançamento, nesta terça-feira (12), da Frente Parlamentar da Ligação Seca Túnel Santos-Guarujá, que terá como coordenador o deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos), foi marcado pelo alinhamento de interesses políticos em torno da construção do túnel imerso no estuário que separa as cidades de Santos e Guarujá, no Litoral Sul Paulista.

Os discursos no evento realizado na Alesp convergiram para a união de forças partidárias e a superação de divergências ideológicas, visando o bem comum da população da Baixada Santista. Estimado em R$ 6 bilhões, o túnel imerso com 1,7 km de extensão será custeado com recursos dos orçamentos da União e do estado de São Paulo.

"Essa importante obra só acontecerá se municípios, estado e União trabalharem em conjunto. No campo político é comum existir posicionamentos divergentes, mas jamais podemos permitir que interesses políticos partidários se sobreponham às necessidades e vontade do povo", ressaltou Abduch.

A obra está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O túnel e o Porto

Na defesa do túnel imerso Santos/Guarujá, o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, frisou que a obra representará desenvolvimento econômico e fomento ao turismo na Baixada Santista. Atualmente, mais de 80 mil pessoas cruzam diariamente o estuário por meio de balsas.

Pomini também relatou benefícios do túnel para o Porto de Santos em virtude, por exemplo, do aumento na capacidade de movimentação de navios gerada pela redução no fluxo das balsas. Maior equipamento de logística do Hemisfério Sul, o Porto de Santos responde por 30% da balança comercial brasileira e gera R$ 200 bilhões de arrecadação anual ao país.

"É prioridade número um do Governo Federal, da Autoridade Portuária, do Governo do Estado. Todos querem a obra", sublinhou Pomini ao ressaltar que há recursos para bancar o túnel. "Temos 3 bilhões de reais reservados [metade do valor estimado] para o início dessa obra que é do Brasil", declarou o presidente da empresa pública vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPA).

Governo paulista
Pelo lado do Governo paulista, o secretário executivo de Parcerias em Investimentos, André Isper, elencou pontos prioritários para a gestão Tarcísio de Freitas no tocante à execução da obra, especialmente no sentido de "garantir que essa obra não seja só de aptidão logística, mas sobretudo de mobilidade" através de veículo leve sobre trilhos (VLT) dentro do túnel.

De acordo com Isper, os documentos necessários para a preparação dos editais do projeto técnico da obra já foram encaminhados para o MPA. "Tem uma confluência muito feliz de fazer esse projeto entre interesse nacional, estadual, as duas prefeituras também muito engajadas para fazer e o Parlamento discutindo e pautando esse tema muito importante", destacou.

Presenças

Vários deputados participaram o lançamento da Frente Parlamentar da Ligação Seca - Túnel Santos-Guarujá, alguns deles presidentes de comissões permanentes, a exemplo de Ricardo Madalena (PL) - da Comissão de Transportes e Comunicações - e Paulo Correa Jr (PSD) - da de Turismo. No ato também estavam presentes os parlamentares Barros Munhoz (PSDB), Caio França (PSB), Tenente Coimbra e Paulo Mansur, ambos do PL.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais do Guarujá, Leonardo Gazillo (Desenvolvimento Econômico e Portuário) e Fábio Santos (Turismo).


alesp