Com participação da presidência da Alesp, Governo premia gestão ambiental de 280 cidades

Programa Município Verde Azul tem como objetivo valorizar e estimular ações de sustentabilidade
20/12/2023 18:49 | Sustentabilidade | Da redação - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg316560.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg316561.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Governo de São Paulo premiou 280 cidades dentro do Programa Município Verde Azul, em evento realizado nesta terça-feira (19) no Palácio dos Bandeirantes. Além disso, foram liberados mais de R$ 300 milhões em recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para financiar projetos ambientais nas cidades paulistas.

A solenidade contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado André do Prado (PL), que celebrou as conquistas de 2023 na área ambiental. "Esse ano, o Parlamento votou a PEC que vai garantir maior distribuição de recursos para os municípios que fazem preservação ambiental. Vamos garantir que as cidades que fazem a preservação sejam recompensadas", comentou.

O evento contou também com a presença dos deputados Dr. Eduardo Nóbrega (Podemos) e Itamar Borges (MDB), que comentou que as diretivas ambientais devem se tornar cada vez mais políticas públicas. "Com isso vamos tornar as cidades mais sustentáveis e com qualidade de vida melhor", disse.

Município Verde Azul

O programa Município Verde Azul tem como objetivo promover um alinhamento entre a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.

"A gente tem um grande desafio que é mostrar que a sustentabilidade não pode ficar no discurso. Transformar a sustentabilidade em plano, em ação, é o nosso grande desafio. E em um programa de incentivo, um município acaba estimulando o outro a melhorar a performance e os parâmetros de governança ambiental", afirmou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

alesp