Ações das secretarias de Segurança Pública e da Educação são temas da Sessão desta quinta, 22

Operação policial na Baixada Santista e processo de atribuição de aulas na rede estadual foram pautas no Plenário da Casa
22/02/2024 17:55 | Plenário | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Sessão ordinária desta quinta-feira (22/02)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319369.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Sessão ordinária desta quinta-feira (22/02)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319370.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Sessão ordinária desta quinta-feira (22/02)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319371.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Sessão ordinária desta quinta-feira (22/02)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319372.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Sessão ordinária desta quinta-feira (22/02)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319374.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Sessão ordinária desta quinta-feira (22/02)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319375.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (22), parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo trataram sobre as ações que estão sendo promovidas pelas secretarias estaduais de Segurança Pública e da Educação.

Em relação à Segurança Pública, o foco dos apontamentos foram as operações policiais deflagradas pelas forças policiais desde o ano passado. Os deputados Eduardo Suplicy e Reis, ambos do PT, criticaram a forma como está sendo realizada a Operação Verão na Baixada Santista.

Suplicy e Reis destacaram, também, a notícia de que 34 coronéis que chefiavam postos estratégicos da PM foram substituídos, incluindo integrantes do alto comando. "Nunca se viu uma movimentação tamanha como essa que se deu nesse período", apontou Reis.

Ainda dentro do tema da Segurança Pública, Enio Tatto (PT) criticou a demora para a entrada em funcionamento do 101º Distrito Policial, localizado no Jardim das Imbuias, na região de Interlagos, zona sul da Capital. De acordo com o deputado, diversos problemas fazem com que o local permaneça fechado, gerando reclamações da população. "É impressionante o tanto de roubo e de furtos que ocorreu ali na região depois do fechamento do DP para essa reforma que não termina nunca", criticou.

Educação

Em relação à Educação, o deputado Carlos Giannazi (Psol) criticou o processo de atribuição de aulas da rede estadual. Segundo ele, estão ocorrendo erros que vêm prejudicando os professores.

O parlamentar ainda lembrou de uma fala recente do governador Tarcísio de Freitas. Na ocasião, o chefe do Executivo disse que os professores não têm o melhor salário e estrutura, mas têm muito amor. "Ele reconhece que o salário é baixo, que a estrutura é ruim, mas quer reduzir o orçamento", apontou, citando a proposta que tramita na Alesp com o objetivo de flexibilizar um montante de 5% do orçamento da Educação para a área da Saúde.

Ainda dentro da Educação, Luiz Cláudio Marcolino (PT) lembrou que o governo federal está com um programa para refinanciamento de débitos de estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A renegociação deverá ser solicitada pelos interessados até o dia 31 de maio junto à instituição bancária contratada.


alesp