Alesp aprova projetos de lei de autoria parlamentar; medidas seguem para o Executivo
27/02/2024 18:54 | Plenário | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo




Após a realização de um congresso de comissões e de uma sessão extraordinária nesta terça-feira (27), as deputadas e os deputados paulistas aprovaram 18 projetos de leis, todos de iniciativa parlamentar.
Entre os temas destacados nas propostas estão a Segurança Pública, Saúde, Educação, iniciativas de apoio a vítimas de violência, direitos do consumidor e pessoas com deficiência, além da inclusão de datas comemorativas no Calendário Oficial paulista e a classificação de municípios como de interesse turístico. Agora, as medidas seguem para sanção ou veto do governador Tarcísio de Freitas, conforme prevê a legislação.
A aprovação desse "pacote" de projetos dos parlamentares paulistas ocorreu depois de um esforço do presidente da Alesp, André do Prado (PL), e das lideranças de todas as bancadas da Casa.
"Esse foi um compromisso de valorização do mandato de cada parlamentar. Com a aprovação desses projetos, falta pouco para que cada deputado e deputada tenha pelo menos uma proposta aprovada", comentou o presidente.
Segurança Pública
Uma das propostas aprovadas é o PL 447/2021, que traz novas regras para a fabricação, armazenamento, transporte e comércio de produtos químicos corrosivos, explosivos ou inflamáveis que possam gerar risco ao meio ambiente ou à saúde das pessoas. A ideia dos deputados Delegado Olim (PP) e Carlão Pignatari (PSDB) é que o controle e a fiscalização sejam de competência da Polícia Civil, ressalvadas as competências de outros órgãos. A iniciativa também prevê possibilidade de penalidades quanto ao descumprimento das regras.
Apoio a vítimas de violência
De autoria do deputado Carlos Giannazi (Psol), o PL 583/2023 institui em São Paulo o Programa de Proteção e Apoio ao Profissional da Educação Vítima de Violência. O objetivo é oferecer um suporte mais adequado aos profissionais vítimas de violência ocorridas no ambiente escolar.
Também nesta temática de apoio a vítimas de violência e discriminação, o PL 136/2023, da deputada Paula da Bancada Feminista (Psol), quer tornar obrigatória a divulgação dos serviços de "Disque Denúncia Contra o Preconceito, a Discriminação e a Intolerância Racial e Cultural" e do "Disque Direitos Humanos - Disque 100" em diversos estabelecimentos comerciais, como hotéis, cinemas, bares, casas noturnas, agências de viagens, academias, postos de abastecimento de veículos, entre outros.
Direitos dos Consumidores
Foi aprovado também o PL 1275/2023, de autoria do deputado Tomé Abduch (Republicanos), que proíbe a emissão e o envio de boletos de pagamento emitidos sem a prévia autorização do consumidor. Na medida, inclui-se, também, o envio de ofertas de produtos e serviços ou propostas de contrato sem a anuência do cliente.
Pessoas com deficiência
A legislação referente a pessoas com deficiência também foi lembrada pelos parlamentares. Proposto por Oseias de Madureira (PSD), o PL 1633/2023 institui, em âmbito estadual, o "Cordão de Girassol" como um instrumento auxiliar e facilitador na identificação de pessoas com deficiências "ocultas ou não visíveis".
A ideia é que a divulgação e o uso desse cordão possam facilitar o acesso e o atendimento dessa parcela do público a estabelecimentos públicos e privados. Prevê, também, que a gestão desses locais promova a orientação adequada dos funcionários sobre esse instrumento de identificação.
Na mesma linha, o deputado Daniel Soares (União) propôs e a Alesp aprovou o PL 1629/2023, que busca instituir a identificação com um adesivo dos veículos que transportem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Calamidade pública
De autoria do deputado Dr. Jorge do Carmo (PT), o PL 138/2023 autoriza o Governo a criar o Fundo Estadual de Apoio a Situações de Desastre, Calamidade e Emergência. A ideia é que esses recursos possam mitigar e agilizar ações de resposta do poder público em casos de calamidade nos municípios paulistas.
Hortas comunitárias
A cessão de uso de áreas remanescentes do Rodoanel Mário Covas para que entidades voluntárias possam implantar hortas comunitárias foi a proposta apresentada pelo deputado Luiz Fernando T. Ferreira (PT) e aprovada pela Casa. A ideia do PL 1203/2023 é de que essas hortas contribuam para a redução de terrenos sem uso, além de proporcionar outros benefícios à comunidade.
Saúde e Educação
A Educação foi o tema proposto pelo deputado Altair Moraes (Republicanos), aprovado na Alesp. A iniciativa autoriza a Secretaria Estadual da Educação a incluir no currículo do ensino médio da rede pública a disciplina Noções Básicas de Direito, podendo ter aulas ministradas por estudantes universitários.
Já na área da Saúde, o Parlamento Paulista aprovou o PL 1115/2023, do deputado Edmir Chedid (União). A iniciativa institui a Política Estadual de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral e de Apoio às Vítimas, com o objetivo de ampliar ações de qualidade de vida. Campanhas educativas estão entre as medidas propostas, além da definição do dia 29 de outubro como a data em que a temática será lembrada em âmbito estadual.
Municípios de Interesse Turístico
A Alesp aprovou também projetos de leis que classificam como de interesse turístico os municípios de Pedregulho, proposto por Delegada Graciela (PL); Pirassununga, proposto por Tenente Coimbra (PL) e o ex-parlamentar Marcos Zerbini; e São José do Rio Preto, proposto por Itamar Borges (MDB).
Também foi aprovado o PL 408/2019, do deputado Ricardo Madalena (PL), que declara o município de Santa Cruz do Rio Pardo como a "Capital do Arroz" no Estado de São Paulo.
Calendário Oficial
Ainda dentro das proposituras aprovadas, o PL 454/2022, de autoria da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), institui o mês "Julho Dourado", destinado a ações de saúde animal e de prevenção de zoonoses; o PL 1144/2023, de autoria de Gerson Pessoa (Podemos), institui no calendário oficial a "Semana das Cidades Inteligentes Paulistas"; e o PL 26/2022, de Valéria Bolsonaro (PL), institui a "Semana Estadual da Defesa Civil".
Por fim, o PL 952/2023, da deputada Márcia Lia (PT), institui o "Dia Estadual da Comemoração da Basílica Menor São Bento da Cidade de Araraquara", a ser comemorado no dia 11 de julho. Embora parte da lista acordada entre os parlamentares, esse PL, especificamente, foi aprovado de forma conclusiva pela Comissão de Educação e Cultura, sem a necessidade de votação em plenário.
Notícias relacionadas
- Congresso de Comissões da Alesp analisa proposta do Executivo que visa desburocratizar ações na área da educação
- Assembleia Legislativa reconhece calamidade pública nos municípios em razão da pandemia
- Proposta de ajuste fiscal do governo do Estado é aprovada na Assembleia Legislativa
- Parlamentares iniciam votação de projeto com medidas para ajuste fiscal no Estado
- Projeto sobre ajuste fiscal continua em pauta na Assembleia Legislativa
- Legislativo tem mais uma sessão de debates sobre proposta de ajuste fiscal do governo
- Discussão sobre ajuste fiscal no Estado avança em mais uma sessão do Legislativo
- Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 avança e deve ser votado na próxima quinta-feira
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações