Secretário de Segurança de SP aponta maior redução de homicídios da história em reunião na Alesp

Durante oitiva realizada na Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, Guilherme Derrite apresentou números do primeiro ano de gestão do governador Tarcísio de Freitas
06/03/2024 19:41 | CSPAP | Da Redação - Fotos: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Secretário de Segurança de SP, Guilherme Derrite<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320113.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da CSPAP desta quarta 06<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320114.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da CSPAP desta quarta 06<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320115.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da CSPAP desta quarta 06<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320116.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da CSPAP desta quarta 06<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320117.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da CSPAP desta quarta 06<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320118.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Major Mecca (PL), presidente da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320120.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da CSPAP desta quarta 06<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320119.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ouviram, nesta quarta-feira (6), o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite. Durante reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, o titular da pasta prestou esclarecimentos sobre taxas de criminalidade, letalidade policial e outros temas.

Ao longo da explanação, o secretário afirmou que o atual governo registrou a maior redução de homicídios da história do estado. Também foram apresentados gráficos apontando reduções de furtos e roubos em bairros da Capital e cidades da Baixada Santista.

De acordo com dados da Secretaria, 267,3 toneladas de entorpecentes foram apreendidas em 2023 no estado de São Paulo, o que representou um aumento de 10% em relação a 2022.

Câmeras Corporais

Iniciando as falas dos parlamentares durante a Comissão, o deputado Eduardo Suplicy (PT) questionou o posicionamento do Governo do Estado em relação ao uso de câmeras corporais.

"Nós mantivemos o programa. O que nós fizemos de inovador foi, em detrimento da câmera corporal, colocamos tornozeleira no criminoso", respondeu Derrite. O secretário afirmou, ainda, que o programa de monitoramento por câmeras acaba por inibir a ação dos agentes.

Atribuindo a medida de monitoramento de criminosos à redução de homicídios, o secretário anunciou que, em breve, mais mil tornozeleiras eletrônicas serão entregues pelo Governo do Estado para o monitoramento de agressores de mulheres.

Delegacia da Mulher

Outro assunto abordado foi o funcionamento das Delegacias de Defesa da Mulher no estado. De um total de 140 pontos, apenas 11 funcionam 24 horas. De acordo com Derrite, até o final de 2024 outras sete funcionarão em tempo integral.

Outros assuntos

Altair Moraes (Republicanos) elogiou os resultados alcançados pelo governo no âmbito da Segurança Pública. "A gente já sente essa sensação de segurança no estado. Vou parabenizar o senhor e toda a equipe pela realização técnica", comentou o parlamentar.

"Contra números não há argumentos", ressaltou o parlamentar Barros Munhoz (PSDB), ao se referir aos índices de criminalidade e elogiar a atual gestão da pasta. O deputado ainda criticou a demora da Justiça em julgar crimes.

De acordo com o deputado Capitão Telhada (PP), 85% da população da Capital e da Baixada Santista apoiam a chamada Operação Escudo, ação da Polícia Militar no Litoral Sul, outro tema abordado por parlamentares durante a reunião.

Constituição

Em cumprimento ao artigo 52 da Constituição Estadual, secretários de Estado, semestralmente, devem comparecer à Alesp, perante a Comissão Permanente de sua área, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como para demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Pasta.

alesp