Dia das Mulheres Ferroviárias é celebrado em evento promovido na Alesp

Homenagem proposta pelo deputado Altair Moraes destacou o pioneirismo feminino em uma área predominantemente masculina
07/03/2024 19:17 | Homenagem | Da Redação - Fotos: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Homenagem ao Dia das Mulheres Ferroviárias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320149.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Altair Moraes em discurso no evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320150.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente na homenagem às mulheres<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320151.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, nesta quinta-feira (7), uma atividade parlamentar em homenagem ao Dia das Mulheres Ferroviárias. Celebrada, anualmente, em 8 de março, a data foi criada pela Lei 17.830/2023, de autoria do deputado Altair Moraes (Republicanos). O evento reconheceu o pioneirismo e a importância dessas profissionais em um segmento predominantemente masculino.

A mesa do ato solene contou com a presença do deputado Altair Moraes, proponente do evento, Roberta Campedelli, representante da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado, o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Pedro Tegon Moro, e a diretora administrativa e financeira da CPTM, Ana Carolina Borges.

Em sua fala, Altair Moares destacou que a presença feminina é sempre benvinda em qualquer área, principalmente na área ferroviária. "Tem muitas mulheres trabalhando nessa área, mas muitas vezes são pouco valorizadas e não são enxergadas pela sociedade", declarou.

Representatividade

De acordo com o presidente da CPTM, a companhia possui cerca de 6 mil funcionários, sendo que 20% são mulheres. "Por isso, esse é um dia importante para homenagear quem faz a diferença no nosso dia-a-dia", afirmou Tegon Moro.

Desafios da área

Já para Cibele Alves, assessora executiva da diretoria de Engenharia, Obras e Meio Ambiente da CPTM, as funcionárias da instituição enfrentam desafios diários devido ao corpo profissional ser predominantemente masculino. Porém, ela acredita que, atualmente, as políticas de inclusão feminina progrediram.

"A gente tem algumas líderes femininas que nos inspiram, o que acaba reforçando essa política. Então, a gente com certeza vê progresso e representatividade", pontuou Alves.

Certificado

Ao longo do evento, foram entregues certificados para algumas das colaboradoras da CPTM, como forma de homenagem e reconhecimento pelo empenho e dedicação no ambiente de trabalho.


alesp