Escola cívico-militar é debatida em audiência pública na Alesp
20/03/2024 18:17 | Educação | Da Redação - Fotos: Carol Jacob



A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta terça-feira (19), uma audiência pública para debater o Projeto de Lei Complementar 09/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar na rede estadual de ensino. O evento foi proposto pela deputada Professora Bebel (PT) e contou com a presença do deputado Eduardo Suplicy (PT), do economista Thomaz Ferreira Jensen, assessor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese), e do professor de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC), Salomão Barros Ximenes.
Em sua fala, a deputada Professora Bebel defendeu que os estudantes precisam ter uma sólida formação básica e, apenas futuramente, decidir quais caminhos seguir. "Tem que, primeiro, garantir o pleno desenvolvimento da criança cognitiva e pedagogicamente. No futuro, se ela quiser ser militar, será."
Já o deputado Eduardo Suplicy sustentou que o programa das escolas cívico-militares não é prioritário, e citou uma frase do Papa Francisco reforçando a preocupação com uma sociedade mais pacífica: "Procurai sempre colocar em prática aqueles instrumentos de política econômica e social que venham elevar o grau de justiça na sociedade, para que então possa haver a paz dentro de cada país e dentre os países".
Bebel também citou a aprovação do Projeto de Lei nº 1073/2023, que institui o Programa Interdisciplinar de Mediação Escolar na rede estadual de ensino, de sua autoria, na Comissão de Educação e Cultura. Segundo a parlamentar, a propositura se contrapõe ao programa das escolas cívico-militares.
Políticas educacionais
Ariovaldo de Camargo, secretário de Finanças da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Nacional, propôs que o programa das escolas cívico-militares seja financiado com verba das Forças Armadas, sem a necessidade de utilizar recursos da educação básica, e reforçou que as escolas precisam manter o consenso de cidadania e proporcionar uma construção de ensino mais cidadã para os estudantes.
Maria Cecília Guedes Condeixa, diretora-presidente da Associação Brasileira dos Autores de Livros Didáticos (Abrale), defendeu uma maior liberdade nas escolas, para que elas se tornem um ambiente mais plural. "É preciso ir além da forma como estamos oferecendo a educação para os alunos. Temos que pensar mais profundamente na formação de atitudes para que eles sejam cidadãos críticos para avaliar o seu entorno e o modo como se mantêm na sociedade", opinou.
Prioridades
O professor Salomão Ximenes ressaltou que a discussão do tema na Alesp é fundamental para que se possa abordar outras prioridades a respeito das políticas educacionais no Brasil. "O Plano Estadual de Educação apresenta uma série de medidas de aprimoramento, mas em nenhum momento prevê o mecanismo de militarização", disse.
Também participaram da audiência pública Fábio Santos de Moraes, primeiro presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp); Douglas Martins Izzo, secretário de finanças da CUT São Paulo; e Luiza Martins, presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES).
Notícias relacionadas
- Seminário do ILP esclarece direitos básicos do consumidor
- Educação e Segurança Pública são temas discutidos durante a 5ª Sessão Ordinária, assista à íntegra
- Homenagens a policial militar e bispa falecidos são destaque da 3ª Sessão Ordinária da Alesp
- Comissão de Educação e Cultura da Alesp ouve secretário Renato Feder
- Segurança Pública é destaque de Sessão Ordinária da Alesp; assista à íntegra
- Em Sessão Ordinária, parlamentares da Alesp debatem Segurança Pública; assista à íntegra
- Parlamentares participam da 105ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão na íntegra
- Educação, Salário Mínimo, Segurança: veja os destaques da Sessão desta quinta-feira, 6
- Pessoas em situação de rua é tema da Sessão Ordinária da Alesp desta segunda-feira, 13
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações