Dia do Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes: Alesp atua na defesa da juventude
16/04/2024 20:08 | Proteção | Da Redação - Fotos Arquivo Alesp





A Lei Estadual nº 12.929/2008, de autoria da ex-deputada Célia Leão, institui o 16 de abril como o Dia de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A legislação também criou a "Semana Estadual de Esclarecimento sobre a Exploração, o Abuso e a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes". A data propõe o debate e a busca pela conscientização sobre os direitos dessa parcela da população a uma vida plena e segura. O tema é constante na busca por políticas públicas de proteção na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O Parlamento Paulista já aprovou legislações, propôs projetos de lei e promoveu ações para proteção dessas garantias.
"É muito importante que a Alesp se posicione em favor das crianças e adolescentes porque nós sabemos que, infelizmente, a maioria desses casos acontece dentro de casa e são cometidos por parentes ou pessoas próximas", ressalta a deputada Thainara Faria (PT), coordenadora da Frente Parlamentar pela Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes. "A gente precisa se posicionar para dar visibilidade ao tema. Isso gera uma abertura a novas denúncias e leis que, de fato, os protejam", acrescenta a parlamentar.
Ambientes seguros
Já o coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Abuso e a Violência Infantil, deputado Altair Moraes (Republicanos), acredita que a mudança está nas mãos da população como um todo. "Não podemos tolerar a violência que assola nossas crianças e adolescentes", diz ele. O parlamentar ainda reforça que é dever de todos agir com determinação e coragem para proteger essa parcela vulnerável da sociedade. "Criando ambientes seguros e saudáveis para as futuras gerações", concluiu.
A Alesp conta ainda com outro grupo voltado para o tema: a Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia, Erotização Infantil e Violência Doméstica, encabeçada pela deputada Letícia Aguiar (PP). "A Assembleia Legislativa tem contribuído muito, propondo leis e debatendo a questão. Temos atuado na conscientização da população sobre a erotização infantil e a violência doméstica, que são temas que afligem nossa sociedade", afirma a parlamentar. "Por isso, é necessária uma ampla participação do Legislativo para debater estes assuntos e buscar soluções", complementa Letícia, autora do Projeto de Lei 318/21 - denominado Infância Protegida -, que visa proibir a utilização de verba pública em eventos e serviços que promovam a sexualização de crianças e adolescentes
Legislação
Vale ressaltar a aprovação da Lei 17.337/21, de autoria da ex-parlamentar Dra. Damaris Moura, que estabelece que escolas do ensino fundamental e médio devam fornecer conteúdo e treinamento para que os alunos possam identificar e prevenir previamente situações de violência e abuso sexual.
38%
O canal de denúncias "Disque 100", da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), registrou mais de 73 mil violações durante o Carnaval deste ano, um aumento de 38% no número de denúncias quando comparado com o mesmo período do ano passado. A maioria dos casos envolveu crianças e adolescentes, sendo mais de 26 mil violações de direitos especificamente contra essas faixas etárias.
Notícias relacionadas
- Parceria entre Fundação Florestal e USP vai avaliar estoques de carbono dos mangues paulistas
- Alesp sedia cerimônia em homenagem ao Dia do Conselheiro Tutelar
- 'Lei Ana Benevides': projeto que obriga oferta de água em shows e eventos no Estado avança na Alesp
- Causa animal ganha destaque na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Alesp
- Alesp aprova projeto que institui a Semana de Prevenção para proteger a visão das crianças dos males causados por celular
- Alesp realiza evento para comemorar os 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança
- Assembleia Legislativa de São Paulo sedia palestras sobre cistinose
- Pais de criança que vai completar seis anos poderão decidir se ela irá ingressar no Ensino Fundamental
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações