Comissão de Infraestrutura autoriza projetos que incentivam uso de energia sustentável no Estado
15/05/2024 16:32 | Sustentabilidade | Giullia Chiara, sob supervisão de Fábio Gallacci - Fotos: Bruna Sampaio




A reunião da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada nesta quarta-feira (15), deu aval a projetos de lei ambientais que pretendem estimular a geração e o consumo de energia solar no estado.
O Projeto de Lei 973/2023, de autoria da deputada Carla Morando (PSDB), autoriza o Poder Executivo a instituir a Política de Incentivo à Produção e Uso de Energia Solar no Estado, com a justificativa de que seu uso é um importante instrumento para o consumo de energia limpa e renovável, atuando como aliado da proteção ambiental.
Outro texto aprovado por integrantes do Colegiado, o Projeto de Lei 1055/2023, que obriga prédios públicos do Estado a serem equipados com coletores solares, também utiliza como justificativa o custo-benefício e a sustentabilidade. De autoria da deputada Professora Bebel (PT), o PL aplica o compromisso no âmbito dos Três Poderes e exige que a quantidade de energia produzida seja o suficiente para o consumo local próprio.
Saneamento Básico
De autoria conjunta, o Projeto de Lei 815/2023 determina que as concessionárias de fornecimento de água potável devem elaborar projetos e executar obras de esgotamento sanitário e água potável nos núcleos urbanos informais.
Sob a justificativa de que, até 2021, 392 mil casas em 1.733 comunidades viviam em moradias precárias, com problemas de saneamento básico e segurança, além do acesso à saúde ser um direito previsto pela Constituição Federal, a proposta foi recebida positivamente por integrantes da Comissão e segue em tramitação no Parlamento Paulista.
Obras públicas
Além das proposituras citadas, outros projetos relevantes para a melhora da infraestrutura estadual receberam parecer favorável da Comissão.
Entre eles, o PL 1007/2019, de autoria do deputado Caio França (PSB), que obriga os órgãos do Estado a divulgar informações sobre obras públicas com execução em andamento, e o PL 37/2023, de autoria conjunta, que determina que a empresa concessionária ou permissionária de distribuição de energia elétrica atenda às normas de ocupação do espaço público.
Mais imagens da reunião:
Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias relacionadas
- Vamos reciclar as tampinhas que iriam para o lixo?
- Chegou o fim do dia e você está saindo da sala?
- Há 15 anos, Política da Alesp trabalha para o enfrentamento às mudanças climáticas
- ILP inicia curso sobre produção de legislações com impacto socioambiental
- ILP debate relação entre saúde e natureza para uma melhor qualidade de vida nas cidades
- Qualidade da vida marinha e mudança de hábitos: 5 anos da Lei dos canudos plásticos
- Inédita no Brasil, Lei que regulamenta reciclagem do lixo eletrônico completa 15 anos
- Audiência Pública na Alesp mobiliza jovens para discutir políticas em defesa do Meio Ambiente
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações