Comissão de Infraestrutura autoriza projetos que incentivam uso de energia sustentável no Estado
15/05/2024 16:32 | Sustentabilidade | Giullia Chiara, sob supervisão de Fábio Gallacci - Fotos: Bruna Sampaio
A reunião da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada nesta quarta-feira (15), deu aval a projetos de lei ambientais que pretendem estimular a geração e o consumo de energia solar no estado.
O Projeto de Lei 973/2023, de autoria da deputada Carla Morando (PSDB), autoriza o Poder Executivo a instituir a Política de Incentivo à Produção e Uso de Energia Solar no Estado, com a justificativa de que seu uso é um importante instrumento para o consumo de energia limpa e renovável, atuando como aliado da proteção ambiental.
Outro texto aprovado por integrantes do Colegiado, o Projeto de Lei 1055/2023, que obriga prédios públicos do Estado a serem equipados com coletores solares, também utiliza como justificativa o custo-benefício e a sustentabilidade. De autoria da deputada Professora Bebel (PT), o PL aplica o compromisso no âmbito dos Três Poderes e exige que a quantidade de energia produzida seja o suficiente para o consumo local próprio.
Saneamento Básico
De autoria conjunta, o Projeto de Lei 815/2023 determina que as concessionárias de fornecimento de água potável devem elaborar projetos e executar obras de esgotamento sanitário e água potável nos núcleos urbanos informais.
Sob a justificativa de que, até 2021, 392 mil casas em 1.733 comunidades viviam em moradias precárias, com problemas de saneamento básico e segurança, além do acesso à saúde ser um direito previsto pela Constituição Federal, a proposta foi recebida positivamente por integrantes da Comissão e segue em tramitação no Parlamento Paulista.
Obras públicas
Além das proposituras citadas, outros projetos relevantes para a melhora da infraestrutura estadual receberam parecer favorável da Comissão.
Entre eles, o PL 1007/2019, de autoria do deputado Caio França (PSB), que obriga os órgãos do Estado a divulgar informações sobre obras públicas com execução em andamento, e o PL 37/2023, de autoria conjunta, que determina que a empresa concessionária ou permissionária de distribuição de energia elétrica atenda às normas de ocupação do espaço público.
Mais imagens da reunião:
Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias relacionadas
- Vamos reciclar as tampinhas que iriam para o lixo?
- Chegou o fim do dia e você está saindo da sala?
- Há 15 anos, Política da Alesp trabalha para o enfrentamento às mudanças climáticas
- ILP inicia curso sobre produção de legislações com impacto socioambiental
- ILP debate relação entre saúde e natureza para uma melhor qualidade de vida nas cidades
- Qualidade da vida marinha e mudança de hábitos: 5 anos da Lei dos canudos plásticos
- Inédita no Brasil, Lei que regulamenta reciclagem do lixo eletrônico completa 15 anos
- Audiência Pública na Alesp mobiliza jovens para discutir políticas em defesa do Meio Ambiente
Notícias mais lidas
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2027 e reajuste do mínimo paulista
- Quadro de Apoio Escolar pede aprovação de piso nacional no Senado
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores de Louveira em greve denunciam terceirização e confisco de aposentadoria
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- Impactos da extinção de cargos públicos estaduais são debatidos na Alesp