Alesp homenageia mulheres que se destacam na promoção da cidadania e combate à discriminação

12ª edição da entrega da medalha Theodosina Ribeiro aconteceu no Plenário Juscelino Kubitscheck; edição relembrou os 110 anos de nascimento da escritora Carolina de Jesus
17/05/2024 15:38 | Sessão Solene | Fagner Moura - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Leci Brandão em entrega da medalha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324979.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mulheres que se destacam na promoção da cidadania <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324980.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Medalha Theodosina Ribeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324981.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mulheres que se destacam na promoção da cidadania<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324982.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mulheres que se destacam na promoção da cidadania<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324983.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi palco, nesta sexta-feira (17), da 12ª edição da entrega da medalha Theodosina Rosário Ribeiro. Durante Sessão Solene no Plenário Juscelino Kubitscheck, foram prestadas homenagens a mulheres que se destacam no âmbito social. Idealizada pela deputada Leci Brandão (PCdoB), a cerimônia relembrou os 110 anos de nascimento da escritora mineira Carolina de Jesus.

"Fazemos essa homenagem às mulheres de todas as tendências e de todos os caminhos. Mulheres acadêmicas, advogadas, ligadas à ciência e às ações sociais. Mulheres que deixam um legado para esse País", afirmou a deputada.

Filha de Carolina de Jesus, Vera Eunice relembrou a história da mãe, que enfrentou dificuldades na periferia de São Paulo e se destacou na literatura. "Minha mãe é um exemplo para as mulheres seguirem. Mulher negra, mãe solo e com pouco estudo e se tornou um polo pela sua coragem", afirmou.

Carolina de Jesus

Neta de escravizados e filha de mãe analfabeta, Carolina nasceu em Sacramento, Minas Gerais, em 14 de março de 1914. Teve acesso aos estudos formais por apenas dois anos em sua infância.

Foi catadora de papel e materiais recicláveis e empregada doméstica. Se revelou escritora, poeta e compositora.

Em 1960, publicou o livro "Quarto de despejo: diário de uma favelada", com o auxílio do jornalista Audálio Dantas. A obra foi traduzida para dezesseis idiomas e distribuída para mais de 40 países.

Morreu em 13 de fevereiro de 1977, aos 62 anos de idade. Sua principal obra alcançou a marca superior a 3 milhões de exemplares vendidos.

Theodosina Rosário Ribeiro

Theodosina Rosário Ribeiro, que dá nome à premiação realizada na Alesp, nasceu em 29 de maio de 1930, em Barretos, interior de São Paulo. Formada em Direito pela Faculdade Metropolitanas Unidas e em Filosofia pela Universidade de Mogi das Cruzes, tornou-se a primeira vereadora negra da cidade de São Paulo em 1970.

Em 1975, foi a primeira deputada estadual negra na Alesp, onde cumpriu mandato por três legislaturas consecutivas e chegou a ocupar o cargo de vice-presidente.

Também fez parte da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo. Theodosina faleceu em 22 de abril de 2020, aos 89 anos.

Homenageadas

Foram homenageadas na Sessão Solene com a medalha Theodosina Rosário Ribeiro doze mulheres que contribuem na defesa dos direitos, ao enfrentamento da discriminação racial e na promoção da cidadania. São elas:

- Flávia Oliveira - Jornalista;

- Paula Batista Chaves de Lira - fotógrafa, artista visual, jornalista e produtora cultural;

- Maria Natalícia de Paula - líder comunitária e educadora social;

- Janaína Teodoro (Ìyálorisa Omilade) - sacerdotisa de candomblé, pedagoga, escritora e ativista pelos direitos dos povos de terreiro;

- Ana Koteban - socióloga e pedagoga especialista em educação antirracista;

- Márcia de Souza Tobias - musicista e organista no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida;

- Teresa Cabral - juíza de Direito da vara de violência doméstica de Santo André;

- Matilde Ribeiro - professora e pesquisadora, primeira ministra-chefe a assumir a Secretaria Especial de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir);

- Elaine Sabino Nascimento - conselheira tutelar e presidente da Associação de Mulheres Neide Sabino, da Favela do Arizona;

- Vera Eunice de Jesus Lima - professora e editora, filha de Carolina de Jesus;

- Luneia Ferreira Santos - trabalhadora e ativista social;

- Solange Cruz Bichara Rezende - presidente do G.R.C.E.S. Mocidade Alegre.


Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:



Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720317062998

alesp