Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico e Valorização Profissional é lançada na Alesp

Colegiado também abordou a valorização do profissional técnico como ferramenta para diminuir a evasão escolar
27/05/2024 18:18 | Educação | Rafael Sotero Garcia - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa diretora da Frente Parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg326022.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente no lançamento do Colegiado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg326023.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Solange Freitas (União)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg326024.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilberto Sakamoto, presidente da CTR-SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg326025.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico e Valorização do Profissional Técnico foi lançada, nesta segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O evento contou com a presença de representantes de instituições de ensino técnico e do Conselho Regional dos Técnicos Industriais de São Paulo (CRT-SP). De acordo com a coordenadora da Frente, a deputada Solange Freitas (União), o Colegiado tem como finalidade defender, fortalecer o profissional, analisar proposições e programas que disciplinam todos os assuntos referentes a este setor da Educação.

"Essa Frente Parlamentar representa não apenas o Poder Público, mas a sociedade civil e a iniciativa privada também. Estes são setores que enxergam a importância de trabalhar esse tema, entregando melhor qualidade de vida através do ensino", explicou Solange, tratando sobre o ensino técnico como "porta de entrada" para o primeiro emprego de jovens e meio para pessoas que desejam mudar de profissão.

Valorização do profissional

A importância da valorização do profissional técnico [aquele formado pelo ensino técnico] também foi abordada pelos presentes no evento. O presidente da CTR-SP, Gilberto Sakamoto, falou a favor de programas que impulsionam a valorização destes profissionais no estado como ferramenta contra a desistência de alunos do ensino técnico.

"Nós queremos, por meio dessa Frente Parlamentar, fazer uma ligação entre a formação técnica e o primeiro emprego, valorizando o profissional técnico. Isso dá perspectiva de futuro aos estudantes, diminuindo a evasão escolar que, no ensino técnico, chega aos 40%", comentou Sakamoto.

Os participantes do Colegiado também comentaram sobre as ações e trabalhos que serão promovidos pela Frente nas próximas reuniões, como analisar programas aos profissionais técnicos, propor soluções legislativas ao setor, articular e integrar as iniciativas e atividades da Frente com ações de governo.

Mais imagens:

Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico e Valorização do Profissional Técnico (27/05/2024)

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:


alesp