Frente Parlamentar defende políticas públicas inclusivas para pacientes com doenças de pele

Ao defenderem o acesso a tratamentos mais modernos e eficazes em evento na Alesp, especialistas destacam que medidas como a teleconsulta e o diagnóstico precoce podem beneficiar toda a população
28/11/2024 17:30 | Frente Parlamentar | Daiana Rodrigues - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Reunião de Frente Parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg338460.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião de Frente Parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg338448.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião de Frente Parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg338447.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sônia Freire: representante da SES-SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg338446.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Mauro Bragato: coordenador da Frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg338445.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dermatologista Aline Okita <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg338449.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta quinta-feira (28), uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Psoríase e outras Doenças Crônicas de Pele. O objetivo do encontro foi fazer um balanço dos trabalhos realizados pelo Colegiado ao longo do ano. Os convidados ainda ressaltaram a luta para ampliar políticas públicas inclusivas que garantam mais dignidade para quem enfrenta esses desafios.

O coordenador da Frente, o deputado Mauro Bragato (PSDB), destacou o compromisso com a saúde e o bem-estar de todos.

"Nosso dever é garantir a implementação de medidas que assegurem o diagnóstico precoce, tratamentos modernos e eficazes nas redes pública e privada de saúde e acesso a serviços médicos especializados", afirmou.

A importância de abordar questões como autoestima, inserção social e melhores oportunidade de trabalho e estudos para quem tem doenças crônicas de pele também foi ressaltada.

Atendimento

Durante o encontro, foi mencionado que a classificação dos graus de emergência do câncer, acne, psoríase e outras doenças de pele determinam a prioridade no atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A dermatologista Aline Okita esclareceu que se considera mais urgentes os casos que afetam a qualidade de vida e, obviamente, os de quadro mais grave.

Outro ponto destacado na reunião da Frente foi o uso cada vez maior de ferramentas digitais na telemedicina como uma opção que contribui para facilitar os atendimentos, tornando-os mais rápidos, principalmente, para quem está em situações de maior risco.

"A teleconsulta tornou-se uma via, tanto para médicos quanto para pacientes, porque os serviços de referência não têm condições de abraçar todos e São Paulo é um estado que abraça muita gente do país", complementou a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo (SBD-SP), Jade Cury.

Estatísticas

Segundo dados de 2024 da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP), os serviços que os Centros Regionais de saúde mais realizam são relacionados à distribuição de medicamentos e agendamento de consultas aos pacientes com doenças de pele.

"Ainda temos muito que evoluir. Tem a atualização dos protocolos clínicos e outras questões para que o paciente tenha um acesso prioritário e um tratamento seguro e adequado", disse a representante da SES-SP, Sônia Freire.

A presidente da Associação Brasileira de Psoríase, Gladis Lima, ressaltou a necessidade de aprimoramento do diagnóstico para que os especialistas possam reduzir a jornada de tratamento de quem possui doenças de pele. "Isso traz mais qualidade de vida ao paciente e mais eficácia aos serviços de saúde", detalhou.

Convidados

Além dos especialistas citados, a reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Psoríase e outras Doenças Crônicas de Pele contou com a presença do especialista em doenças de pele graves e autoimunes, o médico Wagner Galvão.

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Confira mais imagens na galeria


alesp