Alesp realiza Ato Solene em homenagem aos 125 anos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Por iniciativa da deputada Beth Sahão (PT), cerimônia celebrou avanços promovidos pela autarquia ao longo das últimas décadas, impactando em diversos setores da economia brasileira
17/06/2024 20:01 | Ciência | Fagner Moura - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Homenagem aos 125 anos do IPT<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg328379.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg328380.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Liedi Bernucci, diretora-presidente do IPT<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg328381.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Levi Pompemeyer: hidrogênio verde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg328382.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jefferson Gomes: parceria com a indústria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg328383.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (17), por iniciativa da deputada Beth Sahão (PT), um Ato Solene em homenagem ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que completou 125 anos de sua fundação. Criado pelo Dr. Antônio Francisco de Paula Souza, o instituto é responsável por soluções tecnológicas que impactam em diversos setores econômicos.

No evento, a parlamentar ressaltou a importância dos serviços prestados pelo IPT para o estado de São Paulo. "Eles são muito plurais no trabalho que desenvolvem, com uma expertise que se destaca no país. Eles foram pioneiros", disse a deputada, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e dos Institutos de Pesquisa.

Liedi Legi Bariani Bernucci, diretora-presidente do IPT, destacou que a prestação de serviço é o principal pilar da instituição, atuando nas certificações, na pesquisa e no desenvolvimento que contribui com a competitividade do mercado.

Além do investimento do governo do Estado, a partir da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o orçamento do IPT é composto por outros agentes. "Nossa receita é proveniente de órgãos governamentais, seja federal, estadual ou municipal, e das empresas privadas, que corresponde a 75% de participação", explicou Liedi.

O coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado, Levi Pompemeyer, abordou sobre os trabalhos que o governo paulista vem desenvolvendo para impulsionar o segmento. "Trabalhamos para transformar o conhecimento científico dos órgãos estaduais fomentados pela Fapesp, em produtos aplicados para o desenvolvimento da sociedade. O IPT é um grande parceiro no atendimento às demandas industriais ou ampliando os negócios de base científica e tecnológica", disse.

"O IPT é uma empresa multitarefa no mundo da tecnologia, com o investimento de mais de R$ 80 milhões para o desenvolvimento de pesquisas. A indústria vive de desenvolvimento e fabricação dos produtos e o instituto é responsável pelos projetos de testes dos produtos nacionais", informou o diretor de Tecnologia e Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Jefferson de Oliveira Gomes, também presente à cerimônia.

História

O IPT foi criado em 1899, com o nome de Gabinete de Resistência de Materiais. Nesse período, serviu como laboratório de estudos práticos da Escola Politécnica de São Paulo. Em 1926, foi reorganizado como Laboratório de Ensaios de Materiais e, em 1934, após ser anexado à Universidade de São Paulo (USP), adotou a nomenclatura atual.

A partir de 1944 tornou-se uma autarquia, sempre despontando no campo da pesquisa tecnológica, disponibilizando seu acervo para a indústria paulista.

"Se você verificar como o concreto para a construção civil se desenvolveu no começo do século passado, o IPT esteve presente na certificação desses produtos. Por causa dos trabalhos de teste e certificação, são grandes colaboradores dos municípios paulistas", relembrou Gomes.

Sustentabilidade

O IPT atuou nas pesquisas para o desenvolvimento do motor movido a etanol, nas décadas de 1970 e 1980, durante o programa Proálcool. Em 2004 participou da elaboração das especificações do biodiesel para o Programa Nacional de Produção de Biodiesel.

O instituto desenvolve estudos para o fomento das energias renováveis e descarbonização, desenvolvimento de combustíveis avançados, que garantam a transição energética nos setores de óleo e gás, agronegócio, transportes de passageiros e de cargas, máquinas e equipamentos.

Os projetos desenvolvidos são destacados entre as empresas na filosofia ESG (Governança ambiental, social e corporativa), que contribui no combate às mudanças climáticas. Liedi destacou que "todo trabalho em desenvolvimento sustentável é transversal no segmento da inovação, com foco em tecnologia de futuro e na transição energética".

Pompemeyer abordou sobre o investimento do estado no desenvolvimento do hidrogênio verde, com plataformas de trabalho na capital, e anunciou a abertura de uma nova unidade de negócio na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, voltada para o campo energético sustentável.

Infraestrutura

O IPT possui sede na capital paulista e instalações nas cidades de São José dos Campos, Franca e Manaus. Conta com aproximadamente mil colaboradores, dispõe de 150 mil metros quadrados de laboratórios e 2 mil ensaios e análises.

São oito unidades de negócios, com equipamentos modernos que contemplam os segmentos de Energia; Transportes; Petróleo e Gás; Meio Ambiente; Construção Civil; Cidades; Saúde; e Segurança. Todos em parceria com a iniciativa privada.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:



Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720317999035

alesp