Frente Parlamentar convida especialistas para debater segurança nas escolas

Colegiado pretende trabalhar em propostas para a prevenção de ataques e atos de violência em colégios paulistas
24/06/2024 18:11 | Frente Parlamentar | Da Redação - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Segurança nas Escolas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg329199.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Segurança nas Escolas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg329200.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Segurança nas Escolas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg329201.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Segurança nas Escolas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg329202.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Segurança nas Escolas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg329203.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A sexta reunião da Frente Parlamentar pela Segurança nas Escolas do Estado de São Paulo, realizada nesta segunda-feira (24), reuniu autoridades no auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa. Na pauta, a discussão sobre medidas preventivas contra a violência em escolas.

O coordenador da Frente, deputado Capitão Telhada (PP), destacou o objetivo dos encontros. "A nossa intenção é dar voz aos profissionais da área, desde a Polícia Militar até a Secretaria da Educação, associações de pais e mestres e estudiosos dessa temática. A ideia é criar um modelo de gestão de incidentes que tenha aporte do governo e que todas as escolas, inclusive as particulares, tenham condições de torná-lo prático", comentou o parlamentar.

Mapeamento

Doutora em Educação e professora do Departamento de Psicologia Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Telma Vinha falou sobre o trabalho de mapeamento dos ataques em escolas, que ajudam a compreender fatores sociais que podem desencadear o comportamento violento em jovens.

"Esses ataques possuem algumas características. Todos eles foram provocados por meninos ou homens, 80% sendo menores de idade. Quase todos são meninos brancos, que possuem falas preconceituosas. Todos, sem exceção, viveram sofrimentos na escola", explicou Telma. "Outra característica é que eles consomem conteúdos violentos na superfície da internet", acrescentou a especialista.

Ambiente seguro

Telhada agradeceu o entusiasmo e o interesse de participantes e convidados sobre o tema e disse que pretende ver na prática o reflexo dessas ações na promoção de um ambiente escolar seguro para os alunos.

"Fiz algumas anotações e vamos trabalhar em cima de cada uma delas. Nossa intenção é abrir o Parlamento para o debate", completou o parlamentar.

Aline Betania e Flavio Azevedo, representantes da Secretaria da Educação do estado, também estiveram presentes.

Veja imagens da reunião: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720318212788/


alesp