Alesp homenageia Abiquim por 60 anos de atuação junto à indústria química

Setor é responsável por dois milhões de empregos diretos no país; Estado de São Paulo responde por 60% da produção da indústria química brasileira
09/08/2024 19:25 | Reconhecimento | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Alesp homenageia 60 anos da Abiquim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332020.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Luiz Fernando T. Ferreira (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332021.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Rômulo Fernandes (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332022.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> André Passos Cordeiro, presidente Abiquim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332023.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniela Manique, presidente Conselho Diretor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332024.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Setor é responsável por dois milhões de empregos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332025.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> SP responde por 60% da produção do país<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332026.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta sexta-feira (9), Sessão Solene para homenagear a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) pelos 60 anos da entidade. Sem fins lucrativos, ela nasceu com a missão de promover o aumento da competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor químico nacional.

Sozinho, o Estado de São Paulo agrega mais de 60% desse setor produtivo - que é responsável por dois milhões de empregos diretos no país. Na Alesp, os integrantes da Frente Parlamentar em Defesa das Indústrias Química e Farmacêutica discutem os temas ligados ao setor.

O coordenador da Frente Parlamentar, deputado Luiz Fernando Teixeira (PT), promotor da Sessão Solene, defendeu o fortalecimento da "indústria das indústrias" em meio aos avanços tecnológicos a partir de novas fontes renováveis de energia e sob ameaça de "importações predatórias" dos produtos químicos.

"Pensando em reindustrializar ou neoindustrializar, faz-se necessário estimular essa indústria de ponta que é fundamental para os demais ramos industriais. Não se pode pensar em um país desenvolvido sem uma indústria química forte", salientou o parlamentar.

Também integrante da Frente, o deputado Rômulo Fernandes (PT) endossou que a indústria química gera empregos com alta renda e qualificação profissional intensa.

Sustentável

O presidente da Abiquim, André Passos Cordeiro, ressaltou que recordar as seis décadas da entidade é também celebrar o fato de que a indústria química brasileira é a mais sustentável de todo o mundo. "Nossos esforços em saúde, segurança e meio ambiente resultam diariamente em operações cada vez mais limpas e eficazes", afirmou.

Ao reconhecer as vantagens naturais e potencialidades da indústria nacional, Cordeiro chamou a atenção para riscos como ociosidade e custos elevados de matérias-primas. Ele acredita que a política industrial brasileira precisa ir além das linhas de financiamento.

"Só vamos avançar com um plano estruturante, um plano regulatório adequado para geração de um ambiente efetivamente competitivo no Brasil", frisou o executivo.

A presidente do Conselho Diretor da Abiquim, Daniela Manique, aposta no potencial do Brasil em química verde para "sermos uma referência mundial como indústria segura e sustentável".

Participaram do evento pelos 60 anos da Abiquim o diretor do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química (IDQ), Milton Rego, os sindicalistas Herbert Passos Filho (Sindicato dos Químicos) e Airton Cano (CUT) e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Oliveira.

Assista à Sessão, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Confira mais imagens da Sessão


alesp