Com a Alesp como parceira em defesa da vida, Hemocentro celebra 40 anos
23/10/2024 08:30 | Reconhecimento | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa e Ciete Silvério/Acervo Hemocentro



A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo celebra 40 anos e continua sólida em sua principal missão: salvar vidas. A instituição, ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, coleta e processa mais de 10 mil bolsas de sangue por mês para 80 instituições públicas. Atualmente, ela está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina e é centro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O desafio diário dos integrantes do lugar é informar as pessoas sobre a importância da doação regular, ato voluntário que requer muita empatia e solidariedade. Nessa corrente do bem, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo é uma personagem importante. Nessas quatro décadas, a Alesp aprovou inúmeras leis que, direta ou indiretamente, contribuíram para transformar a Fundação Pró-Sangue em referência mundial.
Antes mesmo da criação do Hemocentro, no distante ano de 1956, a Lei 3.365 regulamentou a doação voluntária de sangue entre os paulistas. Seguindo a premissa de sempre apresentar iniciativas em benefício da população, em 1972, o Parlamento aprovou a Lei 10.435, que motivava os alunos dos ensinos secundário e normal a doarem sangue. Já em 22 de junho de 1982, a Lei 3.415 - aprovada pela Casa e sancionada pelo então governador Franco Montoro - autorizou a criação do Hemocentro propriamente dito ainda de forma embrionária.
A Lei 4.186, sancionada em 27 de julho de 1984, trouxe alterações que deram mais segurança jurídica para o Hemocentro. À época, os parlamentares da Casa desvincularam a Fundação da Casa Civil e reforçaram o vínculo técnico-científico com a Universidade de São Paulo (USP). A partir desta lei, a instituição pôde, de fato, ganhar vida. Como fundação pública de direito privado, a Fundação só iria adquirir personalidade jurídica após a aprovação dos estatutos. Nesse sentido, o primeiro documento estatutário do Hemocentro só foi publicado em outubro de 1984. Assim, o dia 23 de outubro de 1984 passa a ser considerada a data oficial de sua criação.
Na mesma década em que nascia o Hemocentro, o estado registraria o primeiro caso brasileiro da Aids, doença causada pelo vírus HIV e transmitida pelo sangue. De acordo com César de Almeida Neto, médico hemoterapeuta e chefe de departamento da Fundação Pró-Sangue Hemocentro, durante o período inicial da doença no País, de cada quatro bolsas de sangue, uma era descartada por conta de alterações sorológicas. Diante do cenário, os deputados paulistas apressaram-se para garantir a segurança sanitária de doadores e receptores. A partir de 1986, com a Lei 5.190, bancos de sangue, hospitais e maternidades paulistas ficaram obrigados a realizar testes para detecção de anticorpos do vírus da Aids no material recolhido para transfusões de sangue e derivados.
Nesse mesmo ano, a Lei 5.504 autorizou a instalação de postos de atendimento médicos emergenciais em rodovias paulistas [Imigrantes, Bandeirantes, Castelo Branco, Régis Bittencourt, Anhanguera e Anchieta]. Esses pontos poderiam ser dotados de estoques permanentes de sangue humano em caso de necessidade de transfusão.
Gotas de vida
Com o Código de Saúde aprovado pelo Parlamento - instituído pela Lei Complementar nº 791 de 1995 - os deputados reforçaram a fiscalização da coleta, do processamento e da transfusão. Em 2001, os deputados regulamentaram, o "Sistema de Sangue", por meio da Lei 10.936. A iniciativa era voltada para a coleta, processamento, estocagem, distribuição e transfusão do sangue. Quando o Hemocentro completou 25 anos de criação, em 1999, os deputados de São Paulo homenagearam os voluntários que doam "gotas de vida" com a Lei 13.771, que instituiu o Dia Estadual do Doador Voluntário de Sangue. Em 2005, mais uma ação da Alesp para valorizar esse ato de solidariedade: a Lei 12.147 determinou que fosse concedida isenção da taxa de inscrição em concursos públicos para doadores de sangue. Mais recentemente, em 2017, os parlamentares da Casa aprovaram a criação do Junho Vermelho - pela Lei 16.389 -, dedicado à campanha de incentivo à doação de sangue em todo o estado.
A Fundação Pró-Sangue - Hemocentro de São Paulo ainda responde pela formação de profissionais capacitados e a disseminação de seus conhecimentos por todo o Brasil. A instituição conta com um programa educacional permanente que inclui o treinamento e desenvolvimento de profissionais médicos, enfermeiros, biologistas e técnicos de laboratório. Atualmente, a Fundação ainda conta com um corpo de pesquisadores que inclui doutores e mestres. Essa busca constante pela excelência nas últimas quatro décadas faz da instituição um modelo de atuação no mundo. A Alesp, como sempre em sua história de parceria com o povo paulista, se mantém lado a lado como aliada constante para que o trabalho se desenvolva cada vez mais.
Notícias relacionadas
- Sessão Solene homenageia trabalhadoras domésticas e reforça busca por mais direitos e visibilidade
- Geradores de emprego e renda, profissionais do ramo da beleza são homenageados na Alesp
- Alesp homenageia bombeiros veteranos após criação de data comemorativa no estado
- Ato Solene na Alesp homenageia ex-combatentes em celebração ao Dia do Veterano Militar
- Primeira categoria homenageada pela Alesp, professores são base da cidadania e pilar da sociedade
- Leci Brandão e Maria Lúcia Amary recebem Colar de Honra ao Mérito Legislativo
- Membros de religiões de matrizes africanas apresentam carta por mais visibilidade e amparo legal
- Referência da causa ambiental e pesquisa científica recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações