Carta Jovem Paulista é lançada na Alesp com diretrizes para juventude do estado

Documento construído em parceria entre Governo e sociedade civil será encaminhado a candidatos das eleições de 2024; evento foi solicitado pela deputada Fabiana Bolsonaro (PL)
16/08/2024 18:45 | Futuro | João Pedro Barreto - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Diretrizes serão enviadas a candidatos do estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332524.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Juliano Borges: Municipalizar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332521.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Fabiana Bolsonaro (PL): Oportunidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332522.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mariana Gomes: Participação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332523.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carta Jovem Paulista é lançada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332520.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na noite desta quinta-feira (15), o evento de lançamento da "Carta Jovem Paulista". O documento traz diretrizes que pretendem balizar a construção de políticas públicas para a juventude do estado. A carta foi construída pelo Conselho Estadual da Juventude, órgão da Secretaria de Justiça e Cidadania e que é formado pelo Poder Público e representantes da sociedade civil.

"Essa parcela da população impacta significativamente na agenda econômica e social do Estado. Então nada melhor do que capacitar e potencializar esses jovens que têm esse espírito de contribuir e participar. Temos que dar subsídio para que possam exercer um papel de liderança e trazer para o debate propostas para que a gente enfrente juntos as principais demandas do público jovem", comentou o coordenador de Políticas para a Juventude do Estado e presidente do Conselho Estadual da Juventude, Juliano Borges.

Para a deputada Fabiana Bolsonaro (PL), solicitante do evento, é importante que a Alesp volte suas atenções a essa parcela, que corresponde a 21% da população paulista, com cerca de 10 milhões de pessoas. "O jovem é o futuro, é o amanhã. Precisamos ter um olhar para educação, cultura e esporte, porque podemos dar oportunidades e tirar esses jovens de caminhos que não vão dar frutos", defendeu a parlamentar.

Descentralizar

Segundo Juliano Borges, o grande objetivo da Pasta é descentralizar as políticas para os jovens no estado. Por isso, as diretrizes da Carta Jovem Paulista serão enviadas para cerca de 7,8 mil presidentes partidários ao redor de São Paulo. Esses líderes poderão compartilhar a Carta com os candidatos que disputarão as eleições de 2024 e construirão políticas para a juventude nas cidades do estado.

Depois de enviada aos municípios, a Carta poderá ser adaptada e complementada com as demandas de cada município e região. "Nós temos um foco na governança local, porque o jovem vive na cidade e cabe ao Governo do estado somar forças com o município. Queremos aproximar as oportunidades do jovem lá na ponta, seja na qualificação profissional, no acesso ao mercado de trabalho, ou até na questão da saúde mental", explicou o coordenador.

Construção

Entre as diretrizes elencadas pela Carta Jovem Paulista estão o apoio ao associativismo e voluntariado juvenil e a criação de órgãos nos quais os jovens possam se organizar e ampliar sua participação política, como os parlamentos jovens e os conselhos municipais da juventude. De acordo com Borges, são esses conselhos locais que vão ajudar a construir as cartas em cada município.

A presidente do Conselho Municipal da Juventude de Guarujá, no Litoral Sul, Mariana Gomes, ressalta a importância de escutar os jovens em cada cidade do estado para que as políticas não sejam superficiais e atendam às necessidades dessa parcela da população.

"Tivemos fóruns de juventude, onde foram coletadas algumas demandas e pudemos discutir isso com os jovens. Quando sai de jovem para jovem, fica mais fácil. Essa facilidade de diálogo também faz com que possamos compilar demandas que realmente possam nos atender e escutar nossa voz como jovens", disse Mariana.

A estudante de Relações Internacionais ainda contou que começou sua atuação política no grêmio estudantil e hoje, no conselho local, pode fomentar a participação política entre os jovens. "O jovem não acessa esses espaços porque não se enxerga ali. O que tentamos fazer é visitar e ajudar a construir os grêmios, levar o conselho até eles. Começamos a explicar o que fazemos, como engajar e como pensar de forma crítica o município", comentou.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Galeria de imagens: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720319557917/

alesp