Frente Parlamentar ESG é lançada na Alesp para difundir práticas no setor público e privado

Coordenado pelo deputado Alex Madureira (PL), colegiado deve discutir políticas públicas que fomentem ações sustentáveis no estado e em municípios; sigla em inglês significa ambiental, social e governança
20/05/2025 15:50 | Futuro | João Pedro Barreto - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Frente Parlamentar ESG é lançada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345340.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alex Madureira (PL): políticas públicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345341.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alex Salvaia: zelar pelo amanhã<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345342.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gestores municipais acomapanharam evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345343.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fomentar práticas sustentáveis e construir um futuro melhor. Foi com esse objetivo que a Frente Parlamentar ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês) foi lançada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na noite desta segunda-feira (19). Coordenado pelo deputado Alex Madureira (PL), o colegiado vai focar esforços na construção de políticas públicas que fomentem as ações de sustentabilidade ambiental, de igualdade social e de boas práticas de governança. O evento de lançamento foi acompanhado por gestores municipais de diferentes cidades paulistas.

"O intuito foi trazer um pouquinho do que está sendo feito na iniciativa privada, nas grandes empresas e nos grandes conglomerados por todo o mundo para o setor público. Isso começou na Europa, mas está se espalhando por todo o planeta. São práticas que trazem a organização, a inclusão de todas as formas e o pensamento com o meio ambiente", comentou Alex Madureira.

Apoiada por outros 20 parlamentares da Alesp, a Frente Parlamentar vai debater, por meio de grupos temáticos, a elaboração de projetos de lei que fomentem a agenda ESG no estado de São Paulo tanto no setor privado quanto no setor público. Uma das ideias, segundo Madureira, é entregar certificados para prefeituras e câmaras municipais que adotarem práticas sustentáveis, como já acontece com empresas.

"O Poder Público, como indutor de comportamento, deve se envolver com esse tema que não é de bandeira ideológica partidária, é um tema da humanidade. Temos urgência para tomar medidas em relação às práticas que a humanidade tem adotado ao longo da história e o Poder Público é responsável por organizar a atividade privada e por conter problemas da sociedade", afirmou o CEO do 2i2 International Institute for Social Stability Brasil, Alex Salvaia. Ele é também ex-secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba e vai atuar como secretário-executivo da Frente Parlamentar. A empresa que chefia é especializada no tema e auxilia empresas a conseguirem certificados de ESG.

Bússola ética

"O ESG trabalha como uma bússola ética de relacionamento nos negócios, com os colaboradores e com a sociedade no entorno. É essa bússola que vai ajudar a gente a neutralizar os efeitos dos problemas que estão sendo gerados", defendeu Alex Salvaia. Ele explicou que o conceito é debatido há mais de duas décadas no setor privado, mas ainda chegou à esfera pública, que, para ele, é parte fundamental na construção de soluções.

"Todos os problemas originados da falta de observância dos princípios ESG vão recair no Poder Público. Então, catástrofes ambientais é a Defesa Civil que tem que ir lá cuidar. Quando tem problema de resíduos, é o Poder Público que tem que cuidar. Problemas de saúde mental em decorrência de problemas no trabalho, também vai criar um problema de Saúde pública", disse. "Do jeito que estamos, a próxima geração não terá um futuro agradável e, por isso, precisamos zelar pelo amanhã", concluiu Salvaia.

Assista ao evento de lançamento, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp