Alesp celebra vida e obra de padre Gilberto Maria Defina, fundador da Fraternidade Jesus Salvador

Promovida pelo deputado Rogério Santos (MDB), Sessão Solene homenageia história do religioso brasileiro que possui processo de beatificação em andamento pela Igreja Católica
27/08/2024 18:23 | Colar de Honra | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Sessão Solene em homenagem a Gilberto Defina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg333219.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem a Gilberto Defina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg333220.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem a Gilberto Defina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg333221.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem a Gilberto Defina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg333222.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem a Gilberto Defina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg333223.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em Sessão Solene realizada nesta segunda-feira (26), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageou a vida e a obra do padre Gilberto Maria Defina, que conta atualmente com um processo para sua beatificação na Igreja Católica. O religioso passou por cidades como Ribeirão Preto, São Simão e São Paulo. Ele faleceu em 2004 e, desde então, vem sendo reunidos testemunhos de graças alcançadas pelos fiéis que intercedem por meio do nome do sacerdote, reconhecido como servo de Deus.

Para o deputado Rogério Santos (MDB), a homenagem faz com que a Alesp entre para a história de padre Gilberto, que construiu seu legado no estado de São Paulo. "Outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao servo de Deus é uma grande honra para nós. Estamos entrando para a história não apenas como testemunha da vida do padre em terras paulistanas, mas também corroborando com o processo para que ele entre para as honras do altar da Santa Igreja Católica", comentou.

Mais alta honraria concedida pelo Parlamento Paulista, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo foi entregue ao padre Jucemar Maria da Cruz Rodrigues Jr, prior geral do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador, e o quarto sucessor de padre Gilberto à frente da instituição.

"Nosso fundador tinha três coisas em que eu admirava muito: um caráter muito reto, uma alma límpida e uma ardente caridade. Estar aqui hoje é recordar um pouco desses três condões que nos motiva a trilhar o melhor caminho para que a gente seja feliz enquanto pessoa e, no nosso caso, enquanto consagrados a Deus", afirmou.

A Sessão Solene contou, também, com a presença do prefeito Antonino Pezzo, da cidade italiana de Sant'Onofrio, município em que viveram os antepassados de padre Gilberto.

A história de padre Gilberto

Padre Gilberto Maria Defina nasceu em 2 de agosto de 1925, na cidade de Ribeirão Preto. Filho de família católica, desde pequeno já ajudava na Igreja Nossa Senhora do Rosário, dos Padres Claretianos, situada nesse município, bairro de Vila Tibério. Padre Gilberto foi ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 1950. Em 1955, tomou posse na Paróquia de São Simão Apóstolo, na cidade de São Simão, interior de São Paulo, onde foi pároco por 12 anos. Por essa ocasião, ao ser instalado o Cabido Metropolitano de Ribeirão Preto, foi designado Cônego da Catedral.

A pedido do Arcebispo, assumiu em 1967 a tarefa de Assistente Espiritual da Comunidade de Seminaristas da Província Eclesiástica da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Nesse mesmo período, fundou na capital paulista, com outros colegas sacerdotes, a FAI (Faculdades Associadas Ipiranga), onde exerceu por vários anos a função de diretor.

Em 1991, Padre Gilberto foi recebido no Clero da Arquidiocese de São Paulo. Em 1993, juntamente com alguns leigos, fundou a Fraternidade Jesus Salvador, dando início em 1994, na Diocese de Santo Amaro, em São Paulo, aos Institutos Missionários Servos e Servas de Jesus Salvador.

Em 17 de setembro de 1994, dia em que Seminário e Convento foram erigidos canonicamente pelo Bispo Diocesano Dom Fernando Antonio Figueiredo, Pe. Gilberto tornou-se religioso, proferindo os votos perpétuos. Além de Filosofia e Teologia, ele também possuía títulos acadêmicos em Letras e Direito Civil. O religioso faleceu em 5 de dezembro de 2004.

Assista à Sessão, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Mais imagens da Sessão Solene: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720319807597/with/53950734748

alesp