Alesp homenageia trabalho voluntário em hospitais realizado pelo Grupo da Saúde Universal

Promovida pela deputada Edna Macedo (Republicanos), Sessão Solene parabeniza integrantes pela dedicação e cuidado junto a pacientes internados e a pessoas acamadas
16/09/2024 15:50 | Sessão Solene | Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Evento foi realizado no Plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg334969.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Edna Macedo (Republicanos)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg334970.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bispo Eduardo Ribeiro, coordenador do GSU<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg334971.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Membro do Sorriso em Saúde do GSU<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg334999.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Grupo da Saúde Universal, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, foi homenageado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em Sessão Solene realizada na última sexta-feira (13). Os cerca de 24 mil voluntários espalhados pelo País promovem diversas iniciativas, com destaque às visitas a pessoas acamadas e a pacientes em unidades hospitalares, além da realização de campanhas solidárias.

A deputada Edna Macedo (Republicanos), proponente da homenagem, destacou que o trabalho do GSU vai além da simples assistência física. "Eles levam esperança, conforto e um toque de bondade aos que mais precisam. As visitas aos hospitais e às casas dos acamados não se tratam apenas de um ato de cuidado, mas um gesto que fala diretamente ao íntimo, ao espiritual, mostrando que mesmo em momentos de dor e sofrimento, ninguém deve se sentir sozinho", ressaltou.

De acordo com o coordenador nacional do Grupo, bispo Eduardo Ribeiro, as pessoas adoecidas "precisam de uma palavra de fé e, quando os voluntários levam a fé, fica mais fácil para a ciência ajudar a pessoa, porque, se ela acreditar que deve lutar, consegue alcançar a cura".

Um dos projetos mais conhecidos do GSU é o Sorriso Saúde, em que voluntários levam alegria e descontração ao ambiente hospitalar. "O palhaço é uma figura estranha e isso quebra o clima pesado do hospital. Quando a gente tira as pessoas do estado mais triste, melhora muito o tratamento delas", comentou o coordenador nacional do Sorriso Saúde, Thomas Melo.

Atuação do GSU

O grupo voluntário é dividido em diferentes projetos, dentro e fora das unidades hospitalares, como o Social Saúde, Ponto da Saúde, Cuidando de Quem Cuida, Central de Visitas, Reuniões em Capelas e Lares, Sorriso Saúde e Mídia Saúde.

O suporte oferecido é feito por meio de visitas aos doentes e familiares, auxílio social à comunidade com atendimentos médicos gratuitos, palestras de conscientização sobre diferentes doenças, mobilizações para doação de sangue, campanhas a respeito de vacinação e evangelizações na porta de hospitais. Além disso, também há o cuidado com os profissionais da área que, muitas vezes, sofrem devido ao estresse da profissão.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp