Instituto do Legislativo Paulista apresenta seminário sobre violência política de gênero

Realizada em parceria com o Ministério Público de São Paulo, palestra abordou um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda da ONU para 2030
17/09/2024 15:45 | ILP | Da Redação - Foto: Reprodução TV Alesp

Compartilhar:

Seminário ILP+MPSP - Violência Política de Gênero <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg335099.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista apresentou, nesta terça-feira (17), em conjunto com o Ministério Público de São Paulo, o "Seminário ILP+MPSP Violência política de gênero", com o objetivo de abordar a desigualdade entre homens e mulheres no âmbito político.

A colaboração entre a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e o MP-SP teve por objetivo discutir a temática relativa ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Palestraram os promotores de Justiça do Ministério Público de São Paulo Vanessa Therezinha Souza de Almeida, Vivian Corrêa de Castro Pompermayer Ayres e Carlos Eduardo Pozzi. Envolvidos com o Núcleo de Gênero e a Coordenadoria Eleitoral do Ministério Público, os seminaristas abordaram os principais obstáculos que retardam a igualdade de gênero na política.

"A violência passou a ser uma ferramenta para que o homem mantivesse o patriarcalismo e sua presença nos espaços de poder, fazendo com que mulheres se sentissem desestimuladas a exercer esses papéis", explicou Carlos Eduardo Pozzi.

O promotor ainda comentou que, além da violência física, ações como assédio sexual, objetificação e silenciamento são outras formas de dificultar a participação feminina na esfera política.

"Apesar de conseguirmos nos filiar e sermos a maioria da população nacional, a participação feminina na política ainda é muito pequena", disse a promotora Vivian Corrêa. De acordo com dados da Justiça Eleitoral, mulheres são 53% da população brasileira, mas, até 2022, representavam apenas 18% dos candidatos eleitos.

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um conjunto de 17 metas globais estabelecidas pela ONU, a serem conquistadas até 2030 pelos 193 países comprometidos com a causa. Os objetivos compreendem a erradicação da pobreza extrema, o combate à desigualdade e à injustiça e a contenção das mudanças climáticas.

Os seminários do ILP ficam disponíveis no YouTube, pelo canal da Alesp, e possuem formulário para emissão do certificado de participação.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

alesp