Moradores debatem impactos de estação do Metrô no Parque Chácara do Jockey, na Capital

Vizinhos articularam movimento em defesa da área verde da Zona Oeste da Capital; evento solicitado pelo deputado Carlos Giannazi (Psol) discutiu impactos ambientais e urbanísticos de futura estação da Linha 4-Amarela
17/09/2024 15:48 | Audiência Pública | Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Alesp promove audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg335061.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alesp promove audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg335062.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alesp promove audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg335064.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alesp promove audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg335063.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Moradores das proximidades do Parque Chácara do Jockey, na Zona Oeste da Capital, participaram, nesta segunda-feira (16), de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Promovido pelo deputado Carlos Giannazi (Psol), o evento discutiu os possíveis impactos ambientais e urbanísticos que a construção de uma estação de Metrô no local poderá trazer à área verde e ao entorno.

De acordo com os participantes do movimento, o projeto apresentado prevê a construção da futura estação da Linha 4-Amarela dentro do parque, o que causaria a derrubada de árvores e a mudança da composição atual da área verde. Além disso, criticam o conjunto de edificações comerciais que deverá ser erguido no local, modificando as características do bairro.

"No projeto original, essa estação seria feita em outro local, mas agora dizem que tem que ser construída dentro do parque. Isso vai prejudicar o meio ambiente com a derrubada de 129 árvores e pode até contaminar o lençol freático", afirmou o comerciante da região, Roberto Mandola.

De acordo com o membro do conselho gestor do parque, Francisco Bordião, a população é a favor da construção da estação, mas critica o local escolhido para abrigá-la, dentro da área verde. "Mudou o zoneamento da área. Será o 'liberou geral' para construção de prédios comerciais e de moradias. Será um adensamento que o entorno do parque não está preparado para receber", acrescentou.

O deputado Carlos Giannazi destacou que o tema é muito importante e que haverá um encaminhamento da situação ao Tribunal de Contas do Estado, para que investigue esse projeto. "Querem obras grandes para chamar atenção, mas isso tem um custo ao erário público. Parabenizo vocês por essa mobilização e por vocês terem conseguido fazer com que o parque não fosse privatizado", salientou.

A expansão do Metrô

De acordo com o projeto de expansão da Linha 4-Amarela do Metrô, a estação Chácara do Jockey ficará localizada na quadra delimitada pela Avenida Professor Francisco Morato, Rua Francisco Marson, Rua Francisco Santoro e Rua Osiris Magalhães de Almeida.

A estação Chácara do Jockey deverá receber 39 mil passageiros diários e operar a partir do primeiro semestre de 2028. O projeto também contempla um conjunto de edificações comerciais.

Assista à Audiência Pública, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Confira mais imagens do evento

alesp