Sessão Solene na Alesp homenageia professores e traz reflexão sobre novos rumos da Educação

Cerimônia, promovida pela deputada Professora Bebel (PT), trouxe mestres e colegas que a inspiraram na carreira pedagógica
15/10/2024 18:05 | Sessão Solene | Da Redação - Fotos Rodrigo Costa

Compartilhar:

Sessão Solene em homenagem aos professores  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336613.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Professora Bebel (PT): dia de homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Escritora Marilena Chauí: Filosofia nas escolas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336626.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Elvira Souza Lima: professor é o eixo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336614.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia dos Professores: homenagem aos profissionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336615.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alesp faz homenagem aos professores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336627.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Dia dos Professores foi celebrado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em uma Sessão Solene, realizada na noite de segunda-feira (14). O encontro serviu como palco para uma discussão sobre os desafios da Educação e os avanços da tecnologia e também para uma análise sobre neurociência e filosofia.

A Sessão foi promovida pela deputada Professora Bebel (PT), que defendeu que a Educação seja encarada como uma política pública. "É direito de todos e todas, com plena valorização dos profissionais da área", salientou a deputada.

Compuseram a Mesa do evento ao lado de Bebel, a escritora e neurocientista, Elvira Souza Lima, e a escritora e filósofa, Marilena Chauí, além do presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Fabio Moraes; do secretário de Administração e Finanças da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Ariovaldo de Camargo; da presidente do Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo (Apase), Rosaura de Almeida; e da representante da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes), Yasmin Farias.

Geração conectada

É sabido que a tecnologia se tornou ferramenta fundamental para alunos e professores durante a pandemia de Covid-19. Desde então, com o isolamento social, as aulas em escolas públicas e particulares passaram a ser administradas de forma remota, até o retorno às escolas. Estudantes, diretores, professores e outros profissionais da rede de ensino se utilizaram de aplicativos, redes sociais e de plataformas diversas para que a educação não fosse paralisada. Muito se aproveitou e se aproveita dessa tecnologia que se tornou aliada do ensino de uma geração conectada.

É nesse contexto que a professora doutora e escritora Marilena Chauí faz um alerta para o uso excessivo das ferramentas. "A tecnologia não estimula a liberdade, a racionalidade e a responsabilidade, por isso, eu defendo o ensino da filosofia para os jovens", apontou a professora.

Ainda segundo Chauí, o jovem que aprende sobre filosofia passa a compreender a relação entre ética e política e vai valorizar o pensamento. "Com o conhecimento da filosofia, estudantes se tornam seres dotados de razão, vontade, responsabilidade e liberdade", disse ela.

Na mesma linha, a deputada Professora Bebel complementou: "Queremos a tecnologia como meio e não como fim".

Construção

Elvira Souza Lima, outra palestrante, é pesquisadora, neurocientista, musicista, antropóloga, psicóloga e autora de vários livros. Ela destacou o quanto evoluímos a ponto de poder estudar o cérebro humano, em funcionamento, até dentro do útero. Elvira destacou algumas evidências científicas e um dos lados bons da tecnologia. "Somos seres de narrativa, reconhecemos voz. Graças a tecnologia podemos pensar e praticar a inclusão", declarou.

Durante sua fala, Elvira Lima chamou a atenção para o papel da pedagogia nas pesquisas científicas no campo da educação. "Nós que fazemos pesquisas e que trabalhamos em outras áreas, no meu caso, a neurociência, fazemos contribuições."

A neurocientista encerrou destacando a importância dos homenageados da noite. "Depois de muita pesquisa nos mundos oriental e ocidental se chegou a conclusão de que o professor é o eixo chave da construção de conhecimento e de desenvolvimento humano da criança desde quando ela nasce".

Inclusão

A deputada Professora Bebel, que também preside a Comissão de Educação e Cultura da Alesp, disse que quer lutar por uma educação pública de qualidade e que promova a inclusão nas escolas públicas. "O mais lindo da sala de aula é ministrar a aula, sentir o aluno, perceber que ele está aprendendo, que assimilou o conteúdo", relembrou a parlamentar, garantindo aos convidados que a pauta da Educação sempre será debatida na Alesp.

Assista à sessão em transmissão feita pela Rede Alesp

Confira mais imagens da Sessão

alesp