Aprovada na Alesp, Lei que autoriza PPP em construção de túnel entre Santos e Guarujá é sancionada
23/10/2024 16:48 | Agora é Lei | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

A Lei que autoriza a contratação de uma parceria público-privada para a construção e a operação do túnel imerso que ligará Santos a Guarujá foi sancionada, nesta terça-feira (22), pelo governador Tarcísio de Freitas. Analisada em regime de urgência, a medida foi aprovada no último dia 8 pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. A obra deve gerar cerca de 9 mil empregos e demandar um investimento de R$ 5,9 bilhões.
Reivindicação antiga dos moradores da região, o túnel será construído embaixo do mar e terá 870 metros de extensão. O objetivo é facilitar a vida de milhares de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas de veículos de passeio e comerciais que fazem o trajeto todos os dias. Segundo estimativas do Governo, 78 mil pessoas e mais de 20 mil veículos cruzam as duas margens em balsas diariamente.
Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias de pista - três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O empreendimento ainda permitirá a integração com os sistemas de transportes públicos da região.
Com o túnel em operação, a travessia entre os dois municípios da Baixada Santista não estará mais suscetível a neblinas, ressacas ou mesmo aos impactos decorrentes de navios que atracam no Porto de Santos, assegurando fluidez no transporte bem como a segurança de moradores e turistas.
Notícias relacionadas
- Governador sanciona lei que autoriza concessão do sistema de travessia por balsas de SP
- Criada e aprovada na Alesp, lei que cria cadastro de identificação de entregadores é sancionada
- Projetos de parlamentares da Alesp recebem sanção do Executivo e viram lei em SP
- Após aprovação na Alesp, Executivo sanciona regras para IPVA de veículos híbridos
- Sancionada Lei que garante acessibilidade a PCDs na emissão de documentos
- Governo sanciona criação da Polícia Penal e regulamenta programa habitacional criado na Alesp
- Mercado da Lapa, Capital do Cavalo e Campeonato de Surf: mais 10 projetos da Alesp são sancionados
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações