Aprovada na Alesp, Lei que autoriza PPP em construção de túnel entre Santos e Guarujá é sancionada

Medida foi publicada nesta quarta (23) no Diário Oficial; investimento deve chegar a R$ 5,9 bilhões e gerar cerca de 9 mil empregos
23/10/2024 16:48 | Agora é Lei | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Lei autoriza PPP no túnel Santos-Guarujá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg337045.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Lei que autoriza a contratação de uma parceria público-privada para a construção e a operação do túnel imerso que ligará Santos a Guarujá foi sancionada, nesta terça-feira (22), pelo governador Tarcísio de Freitas. Analisada em regime de urgência, a medida foi aprovada no último dia 8 pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. A obra deve gerar cerca de 9 mil empregos e demandar um investimento de R$ 5,9 bilhões.

Reivindicação antiga dos moradores da região, o túnel será construído embaixo do mar e terá 870 metros de extensão. O objetivo é facilitar a vida de milhares de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas de veículos de passeio e comerciais que fazem o trajeto todos os dias. Segundo estimativas do Governo, 78 mil pessoas e mais de 20 mil veículos cruzam as duas margens em balsas diariamente.

Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias de pista - três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O empreendimento ainda permitirá a integração com os sistemas de transportes públicos da região.

Com o túnel em operação, a travessia entre os dois municípios da Baixada Santista não estará mais suscetível a neblinas, ressacas ou mesmo aos impactos decorrentes de navios que atracam no Porto de Santos, assegurando fluidez no transporte bem como a segurança de moradores e turistas.

alesp