Mês da Consciência Negra: programação especial da Rede Alesp visita espaços de combate ao racismo
01/11/2024 18:59 | Conscientização | João Pedro Barreto - Fotos: Agência Alesp




Durante novembro, a Rede Alesp, canal oficial de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, terá uma programação especial em celebração ao Mês da Consciência Negra. Para jogar luz sobre a importante temática, a TV Alesp veicula uma série de programas que abordam a Cultura Negra e ações de combate ao racismo.
Parte da grade será ocupada por uma série de seis programas "Alesp em Pauta", que visitarão entidades e associações ao redor do estado que atuam no combate à discriminação racial e na assistência à comunidade negra.
"Conseguimos selecionar essas entidades a partir dos atendimentos que a gente já realiza aqui no serviço e dentro da expectativa que havia de produzir programas com temas e atuações diversas nos espaços do estado", conta Iara Bento, uma das principais organizadoras da nova programação e coordenadora do SOS Racismo, serviço da Alesp de combate à discriminação.
Todas as quartas-feiras, vai ao ar um Alesp em Pauta especial com uma série de entrevistas com pessoas que constroem ou foram beneficiadas por essas organizações. A equipe da Rede Alesp visita cidades como São Bernardo, Guarulhos e Santo André.
"O objetivo é mostrar para a população como o SOS racismo, a Alesp e essas associações lutam contra a discriminação racial. Mostrar que cultura, esporte, música, atividades artísticas e os conhecimentos que essas associações transmitem ajudam não só as pessoas que frequentam, mas também as famílias e as pessoas do entorno", explica a produtora da TV Alesp e uma das responsáveis pela programação deste mês, Magda Bueno.
Na mesma linha, o diretor do Departamento de Comunicação da Casa, Matheus Granato, ressalta a importância de a TV Alesp jogar luz sobre a atuação dessas entidades. "Como TV pública, nosso principal papel, além de mostrar à população o que acontece na Assembleia, é a prestação de serviço. Então, buscamos sempre ampliar nosso leque e dar espaço para projetos como esse que vão mostrar, ao redor do estado, associações que atuam, assim como a Casa, no combate ao racismo e à discriminação. O objetivo é que a população de São Paulo conheça esses espaços, usufrua de seus serviços e apoie o seu funcionamento", defende.
Até o momento, dois programas já foram ao ar e podem ser assistidos, na íntegra, no canal da Alesp do Youtube. Eles contaram as histórias do Centro Cultural Afro-brasileiro Solano Trindade, em São Bernardo, e do Movimento Negra Sim, de Santo André (confira nos links abaixo). O sexto e último programa vai ao ar no próximo dia 27.
"Quando nos propomos a ir até os locais, estamos dando voz e ampliando o trabalho que é feito por essas instituições e até apresentando essas entidades aos parlamentares, que, às vezes, não tem conhecimento de que existe uma entidade desse porte, desse nível fazendo esse tipo de trabalho", comenta Iara Bento.
A coordenadora do SOS Racismo destaca que esse material produzido pela Comunicação da Casa pode ser essencial para que esses grupos consigam mais investimentos, alavanquem sua atuação nos territórios que ocupam, e até inspirem novas políticas públicas para a população negra.
Conexão Paulista
Outro programa que irá compor a programação da Rede Alesp neste mês é o Conexão Paulista especial com a deputada Leci Brandão (PCdoB). Eleita pela primeira vez em 2010, Leci foi a segunda mulher negra a ser eleita deputada estadual em São Paulo, após Theodosina Ribeiro. Atualmente em seu quarto mandato, Leci contou sua história de vida e sua relação com a luta contra o racismo.
"Esse meu objetivo de defender os menos favorecidos sempre foi algo que fez parte da minha arte. As pessoas diziam que eu já era política e não sabia. O que eu sei é que a educação que recebi de minha mãe foi sempre respeitar as pessoas e procurar contribuir para que as pessoas possam viver de uma forma melhor, com mais esperança. Temos que ter bondade, solidariedade e respeito acima de tudo. Eu fiz da arte uma forma de lutar pelos menos favorecidos, essa é a minha marca", conta Leci, durante a entrevista.
O programa vai ao ar no próximo dia 21 e conta com a participação das jornalistas da TV Alesp Priscila Silvério e Renata Perobelli, e de Vivian Lima, da TV Câmara de São José do Rio Preto.
SOS Racismo
Instituído em 1994, o serviço de combate ao racismo da Casa é mais uma das formas de luta pela igualdade racial no estado de São Paulo. "O SOS Racismo é um órgão da Assembleia para atender toda a população do estado e para dialogar com todos os deputados desta Casa e discutir políticas públicas que vão impactar positivamente na vida da população negra. Esse instrumento faz o acolhimento de denúncias de todas as violações que acontecem com nossa população no estado de São Paulo e, junto com outros órgãos, faz o encaminhamento e atende essas pessoas", explica Iara.
Para ela, o envolvimento de entidades na programação da TV da Casa vai fortalecer os vínculos entre as associações da sociedade civil e o serviço da Assembleia. "Muitas vezes, surgem demandas nas entidades e elas nos procuram. Ao mesmo tempo, temos nossas necessidades no SOS Racismo e procuramos ter o apoio dessas entidades que estão fora da Casa. Isso nos fortalece", conclui.
Confira os programas Alesp em Pauta especiais do Mês da Consciência Negra:
Centro Cultural Afro-brasileiro Solano Trindade
Movimento Negra Sim
Notícias relacionadas
- Dia Estadual de Combate à Hepatite busca informar e conscientizar população sobre doença
- Maio Laranja alerta sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes
- Projeto busca atendimento preferencial a portadores de fibromialgia no Estado de SP
- Semana de Prevenção Contra o Uso de Drogas: parlamentares alertam usuários para os perigos
- Dia estadual alerta população sobre as consequências do tabagismo
- Propostas de parlamentares da Assembleia visam cuidado com a saúde do trabalhador
- Protagonismo da mulher, acolhimento e respeito são os pilares do parto humanizado
- Dia Mundial de Combate à Tuberculose ressalta a importância da vacinação e do tratamento da doença
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações