Mês da Consciência Negra: programação especial da Rede Alesp visita espaços de combate ao racismo

Com apoio do SOS Racismo, serviço da Casa de combate à discriminação, TV Alesp vai produzir programas ao longo de todo o mês de novembro sobre a temática
01/11/2024 18:59 | Conscientização | João Pedro Barreto - Fotos: Agência Alesp

Compartilhar:

Rede Alesp apresenta programação especial<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337352.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seis programas vão visitar entidades pelo estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337353.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Iara Bento: dar voz e ampliar trabalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337374.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão é convidada do Conexão Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337375.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante novembro, a Rede Alesp, canal oficial de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, terá uma programação especial em celebração ao Mês da Consciência Negra. Para jogar luz sobre a importante temática, a TV Alesp veicula uma série de programas que abordam a Cultura Negra e ações de combate ao racismo.

Parte da grade será ocupada por uma série de seis programas "Alesp em Pauta", que visitarão entidades e associações ao redor do estado que atuam no combate à discriminação racial e na assistência à comunidade negra.

"Conseguimos selecionar essas entidades a partir dos atendimentos que a gente já realiza aqui no serviço e dentro da expectativa que havia de produzir programas com temas e atuações diversas nos espaços do estado", conta Iara Bento, uma das principais organizadoras da nova programação e coordenadora do SOS Racismo, serviço da Alesp de combate à discriminação.

Todas as quartas-feiras, vai ao ar um Alesp em Pauta especial com uma série de entrevistas com pessoas que constroem ou foram beneficiadas por essas organizações. A equipe da Rede Alesp visita cidades como São Bernardo, Guarulhos e Santo André.

"O objetivo é mostrar para a população como o SOS racismo, a Alesp e essas associações lutam contra a discriminação racial. Mostrar que cultura, esporte, música, atividades artísticas e os conhecimentos que essas associações transmitem ajudam não só as pessoas que frequentam, mas também as famílias e as pessoas do entorno", explica a produtora da TV Alesp e uma das responsáveis pela programação deste mês, Magda Bueno.

Na mesma linha, o diretor do Departamento de Comunicação da Casa, Matheus Granato, ressalta a importância de a TV Alesp jogar luz sobre a atuação dessas entidades. "Como TV pública, nosso principal papel, além de mostrar à população o que acontece na Assembleia, é a prestação de serviço. Então, buscamos sempre ampliar nosso leque e dar espaço para projetos como esse que vão mostrar, ao redor do estado, associações que atuam, assim como a Casa, no combate ao racismo e à discriminação. O objetivo é que a população de São Paulo conheça esses espaços, usufrua de seus serviços e apoie o seu funcionamento", defende.

Até o momento, dois programas já foram ao ar e podem ser assistidos, na íntegra, no canal da Alesp do Youtube. Eles contaram as histórias do Centro Cultural Afro-brasileiro Solano Trindade, em São Bernardo, e do Movimento Negra Sim, de Santo André (confira nos links abaixo). O sexto e último programa vai ao ar no próximo dia 27.

"Quando nos propomos a ir até os locais, estamos dando voz e ampliando o trabalho que é feito por essas instituições e até apresentando essas entidades aos parlamentares, que, às vezes, não tem conhecimento de que existe uma entidade desse porte, desse nível fazendo esse tipo de trabalho", comenta Iara Bento.

A coordenadora do SOS Racismo destaca que esse material produzido pela Comunicação da Casa pode ser essencial para que esses grupos consigam mais investimentos, alavanquem sua atuação nos territórios que ocupam, e até inspirem novas políticas públicas para a população negra.

Conexão Paulista

Outro programa que irá compor a programação da Rede Alesp neste mês é o Conexão Paulista especial com a deputada Leci Brandão (PCdoB). Eleita pela primeira vez em 2010, Leci foi a segunda mulher negra a ser eleita deputada estadual em São Paulo, após Theodosina Ribeiro. Atualmente em seu quarto mandato, Leci contou sua história de vida e sua relação com a luta contra o racismo.

"Esse meu objetivo de defender os menos favorecidos sempre foi algo que fez parte da minha arte. As pessoas diziam que eu já era política e não sabia. O que eu sei é que a educação que recebi de minha mãe foi sempre respeitar as pessoas e procurar contribuir para que as pessoas possam viver de uma forma melhor, com mais esperança. Temos que ter bondade, solidariedade e respeito acima de tudo. Eu fiz da arte uma forma de lutar pelos menos favorecidos, essa é a minha marca", conta Leci, durante a entrevista.

O programa vai ao ar no próximo dia 21 e conta com a participação das jornalistas da TV Alesp Priscila Silvério e Renata Perobelli, e de Vivian Lima, da TV Câmara de São José do Rio Preto.

SOS Racismo

Instituído em 1994, o serviço de combate ao racismo da Casa é mais uma das formas de luta pela igualdade racial no estado de São Paulo. "O SOS Racismo é um órgão da Assembleia para atender toda a população do estado e para dialogar com todos os deputados desta Casa e discutir políticas públicas que vão impactar positivamente na vida da população negra. Esse instrumento faz o acolhimento de denúncias de todas as violações que acontecem com nossa população no estado de São Paulo e, junto com outros órgãos, faz o encaminhamento e atende essas pessoas", explica Iara.

Para ela, o envolvimento de entidades na programação da TV da Casa vai fortalecer os vínculos entre as associações da sociedade civil e o serviço da Assembleia. "Muitas vezes, surgem demandas nas entidades e elas nos procuram. Ao mesmo tempo, temos nossas necessidades no SOS Racismo e procuramos ter o apoio dessas entidades que estão fora da Casa. Isso nos fortalece", conclui.

Confira os programas Alesp em Pauta especiais do Mês da Consciência Negra:

Centro Cultural Afro-brasileiro Solano Trindade

Movimento Negra Sim

alesp