Na Alesp, secretário de Segurança Pública apresenta redução de roubos e melhora na proteção à mulher

Dados levantados pela Pasta indicam queda de 14,7% nos roubos no estado, número que representa 38.934 crimes evitados; lançamento do aplicativo "SP Mulher Segura" e programa "Cabine Lilás" fortalecem proteção feminina
06/11/2024 18:22 | Comissão | Rafael Sotero Garcia - Fotos: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Secretário Guilherme Derrite: menos 38.934 roubos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337720.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pasta foi ouvida e prestou contas sobre gestão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337554.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, apresentou balanço que registra diminuição de roubos no estado e pioneirismo na proteção à mulher. O levantamento foi apresentado durante reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada nesta quarta-feira (6).

Derrite apontou, baseado em dados da secretaria, uma queda de 14,7% nos roubos registrados no estado em comparação com o mesmo período no ano passado. "É uma queda histórica nos roubos, uma redução de quase 40 mil ocorrências, que simboliza a eficiência da gestão", afirmou o secretário sobre o número de 38.934 crimes evitados no ano.

Defesa das mulheres

Sobre avanços na segurança da mulher, o titular da Pasta comentou sobre a criação do aplicativo "SP Mulher Segura", lançado em março deste ano como uma alternativa para facilitar denúncias de agressão. O app conta com ferramenta para registro de Boletim de Ocorrência e botão do pânico para acionar socorro.

Além disso, a gestão lançou o programa "Cabine Lilás", criado neste ano para o atendimento exclusivo de ocorrências de violência doméstica. "Apenas no primeiro mês de funcionamento, a iniciativa, operada pelo Centro de Operações da Polícia Militar, registrou 509 atendimentos, é um número que evidencia a importância desse serviço", disse Derrite. O secretário ainda destacou a ampliação da rede de proteção à mulher, com 63 novas salas de Delegacias de Defesa da Mulher.

Valorização de policiais

Durante a reunião, o deputado Reis (PT) aproveitou a oportunidade para questionar a gestão sobre reajustes salariais para os agentes da Segurança Pública estaduais.

"Nós vamos trabalhar para que o reajuste aconteça. Eu estou trabalhando para isso. Esse é sem dúvida um dos itens do nosso planejamento para os próximos anos", respondeu o secretário.

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Clique aqui para mais imagens da reunião


alesp