Nota de pesar - Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias

O religioso faleceu, aos 85 anos, no último dia 1º de novembro, no município de Franco da Rocha, em decorrência das sequelas de um AVC sofrido há 14 anos
11/11/2024 18:53 | Luto | Da Redação

Compartilhar:

Nota de pesar Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337819.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, aos 85 anos, no último dia 1º de novembro, no município de Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

O religioso faleceu em decorrência das sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC), sofrido há 14 anos. Natural da Capital paulista, o Monsenhor fundou os Institutos Filosófico Aristotélico-Tomista e o Teológico São Tomás de Aquino, assim como a revista científica Lumen Veritatis e a revista de cultura católica Arautos do Evangelho.

Muito respeitado e querido por católicos de todo Brasil, o Monsenhor foi o fundador da Associação Católica Arautos do Evangelho, um colegiado de Direito Pontifício presente em 78 países. Através da evangelização e caridade, a instituição realiza diversas ações pelo País. O Fundo Misericórdia, por exemplo, realiza doações a 650 instituições em 270 cidades e 147 dioceses brasileiras.

Por essa atuação, João Scognamiglio Clá Dias foi homenageado com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a maior condecoração do Parlamento Paulista, em outubro do ano passado. O Monsenhor já havia sido homenageado pelo Papa Bento XVI, em 2009, com a medalha "Pro Ecclesia et Pontifice", uma das mais altas distinções concedidas pelo Santo Padre a quem se distingue por sua ação em favor da Igreja.

Nesse momento de luto, o Parlamento Paulista expressa todo o seu respeito e solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade católica. Que encontrem conforto e força para atravessar essa perda irreparável.

alesp