Aniversário da Alesp: Documenta SP exibe série sobre história do Legislativo Paulista

Seis episódios mostram trajetória da Casa e de suas principais figuras políticas nestes quase dois séculos; ex-governadores, deputados e presidentes da Assembleia estão entre os entrevistados
02/02/2025 10:04 | História | Da Redação - Foto: Agência Alesp

Compartilhar:

Rede Alesp exibe série sobre os 190 anos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg340126.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A partir desta quarta-feira (5), a Rede Alesp exibe uma série documental sobre os 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O Documenta SP, programa responsável por produzir reportagens de fôlego sobre os mais variados temas do estado, mostra em seis episódios a trajetória do maior parlamento estadual da América Latina do ponto de vista de historiadores e das maiores figuras políticas que marcaram esse período.

"A comemoração dos 190 anos da Assembleia é um momento muito especial. Queremos mostrar como a Casa, ao longo desses quase dois séculos, atuou na construção da sociedade paulista como ela é hoje. A Rede Alesp, como instituição de comunicação pública, tem esse papel de apresentar à população o trabalho da Casa e das pessoas que fizeram parte dessa história", comenta o diretor do Departamento de Comunicação da Casa, Matheus Granato.

O primeiro episódio vai contar a história das quatro sedes do Parlamento Paulista, que passou pelo Pateo do Collegio, no centro de São Paulo, pela Praça João Mendes, pelo Palácio das Indústrias, onde hoje funciona o Museu Catavento, até chegar ao atual Palácio 9 de Julho, inaugurado em 1968 ao lado do Parque do Ibirapuera. Com entrevistas com historiadores do Acervo Histórico da Casa e especialistas em arquitetura, o programa vai, além de contar a trajetória do legislativo estadual, explicar as minúcias do prédio que hoje abriga os 94 deputados estaduais de São Paulo.

Desafio

"Foi um grande desafio. A gente começou esse processo no final de agosto e foi um trabalho grandioso. Contar a história da Assembleia, 190 anos do lugar que é também o nosso local de trabalho", conta Natalia de Souza, repórter da Rede Alesp e que trabalhou na produção dos documentários.

Com 30 minutos cada, os episódios especiais do Documenta SP terão como foco as sedes da Assembleia, os presidentes da Casa, fatos históricos que aconteceram no Parlamento, legislações importantes, a Alesp do futuro e a história da Rede Alesp.

"Essa separação em episódios foi boa porque é uma história tão grande e tão rica que precisava ser separado. Se fosse só um documentário seriam horas e horas. Essa separação também instiga as pessoas a acompanhar toda a programação", explica Natalia.

Quem ajuda a Rede Alesp a contar essa longa história foram os protagonistas dela. Figuras políticas que marcaram o estado de São Paulo estão entre os entrevistados do Documenta SP. O ex-presidente da República e ex-deputado Michel Temer, os ex-governadores Geraldo Alckmin, atual vice-presidente do Brasil, João Doria e Rodrigo Garcia, os ex-presidentes da Alesp Vaz de Lima e Fernando Capez, e atuais deputados como Barros Munhoz, Gilmaci Santos, Mauro Bragato, Maria Lúcia Amary, Letícia Aguiar e Monica Seixas estão entre as principais entrevistas da série.

"Os entrevistados ficaram super felizes e honrados em poder participar e resgatar essas memórias do que eles viveram aqui. Vários fatos históricos, votações tensas e momentos que mudaram os rumos do estado e o comportamento dos paulistas foram contados pelas pessoas que participaram diretamente deles", comenta Natalia.

"Todos eles reiteram que ser deputado, ser político é uma abdicação de sua vida pessoal para servir as pessoas. Então, falar dos 190 anos da Alesp é falar de servir. A Assembleia foi criada com esse intuito", conclui a jornalista.

alesp