Ogari Pacheco é homenageado na Alesp e entra para a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil

Médico é fundador do Laboratório Cristália, um dos maiores complexos farmacêuticos do país e um dos principais fornecedores de insumos para o SUS
21/02/2025 14:53 | Sessão Solene | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Ogari Pacheco: novo membro da ACFB <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg340900.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz presidiu Sessão Solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg340901.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento reuniu importantes lideranças<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg340903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene foi realizada no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg340902.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ogari é diplomado na ACFB<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg340904.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na noite desta quinta-feira (20), uma Sessão Solene em homenagem a Ogari de Castro Pacheco, fundador e presidente do Laboratório Cristália: referência na indústria farmacêutica brasileira, iniciado em Itapira e que hoje possui unidades em diversas cidades do estado.

"Eu tenho orgulho de ser de Itapira, terra do Cristália. Se não fosse o trabalho do laboratório durante a pandemia de Covid-19, teriam morrido quatro vezes mais pessoas no nosso país. Então, isso resume como é justa essa homenagem ao Dr. Pacheco. Ele é um exemplo para São Paulo e para o Brasil", afirmou o deputado Barros Munhoz (PSDB), que presidiu a solenidade.

Durante o encontro na Alesp, Ogari Pacheco se tornou o mais novo acadêmico honorário da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB). Fundada em 1924, a instituição é uma das mais antigas sociedades científicas brasileiras dedicadas a essa área de conhecimento. "O Dr. Ogari vai agregar muito à nossa instituição por conta da sua experiência. Não só a Academia, mas o país precisa de pessoas ousadas e com propostas que levem em consideração as necessidades da nossa população mais carente", destacou o presidente da ACFB, Dante Alário Júnior. "Temos certeza de que estamos ganhando um novo reforço para nossas atividades."

Referência

Médico formado pela Universidade de São Paulo (USP) e empresário, Pacheco criou o laboratório Cristália há 53 anos, transformando-o em referência mundial na produção de medicamentos e insumos farmacêuticos ativos (IFAs). Detentor de 129 patentes, o Cristália tem no portfólio mais de 300 medicamentos, em cerca de 500 apresentações, entre anestésicos, biológicos, oncológicos, antibióticos e antirretrovirais, apenas citando alguns. É também um dos principais fornecedores de remédios essenciais ao Sistema Único de Saúde (SUS), investindo e desenvolvendo tecnologia de ponta para garantir o acesso à população.

Como novo membro da ACFB, Ogari relatou que, após complicações decorrentes da Covid-19, teve de se afastar do trabalho por quatro anos. "Voltei a trabalhar faz cinco meses e vocês não têm ideia de quanto o trabalho injeta ânimo, esperança e vontade de viver mais. Espero poder viver mais para colocar em prática os diversos projetos que ainda tenho", comentou. "Estamos com alguns desenvolvimentos radicais que serão de enorme importância para o país e para a saúde pública", disse ele.

Participação

Também estiveram presentes à Sessão Solene Fábio Prieto, secretário estadual de Justiça e Cidadania, Carlos Gadelha; secretário nacional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde; e o senador pelo estado do Tocantins, Eduardo Gomes, atual vice-presidente do Senado.

alesp