'Mulheres que Inspiram': ato solene realizado na Alesp celebra personalidades transformadoras

Evento promovido pelo deputado Felipe Franco (União) possibilitou o encontro de mulheres que se destacaram em ações em benefício da sociedade
11/03/2025 19:40 | Reconhecimento | Da Redação - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Evento celebrou a força da mulher: exemplos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341576.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jogadora Formiga: inspiração para a juventude<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341593.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mariana halterofilista: emoção<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341594.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Realizado na noite de segunda-feira (10) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o ato solene "Mulheres que Inspiram", promovido pelo deputado Felipe Franco (União), possibilitou o encontro de diversas personalidades femininas que se destacaram em ações em benefício da sociedade ao longo do último ano.

"Eventos como esse incentivam não só ações que dizem respeito ao esporte, mas servem como uma forma de trabalharmos em mais políticas públicas interessantes para a paridade de gêneros", afirmou o parlamentar. "As políticas que estamos realizando aqui dentro da Casa são exatamente para trabalhar maiores investimentos e propostas nessa paridade de valores, para que a gente possa colocar mais mulheres tanto no esporte amador quanto no profissional", acrescentou Franco.

As homenageadas trouxeram para o Parlamento suas histórias de vida, trajetórias profissionais e trabalhos que transformam. Entre as convidadas, esteve a halterofilista paralímpica brasileira Mariana D'Andrea. Ela representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, Jogos Parapan-Americanos Lima 2019 e Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, tendo sido ouro em Lima e Tóquio. "É uma honra poder estar aqui sendo homenageada, um privilégio. É um momento muito especial pra mim. Fiquei surpresa e muito feliz com o reconhecimento", afirmou.

A jogadora de futebol Miraildes Mota, mundialmente conhecida como Formiga, também marcou presença. "Quem vive no mundo do futebol feminino sabe que ainda existe essa dificuldade. Muitos clubes ainda não têm a ideia de ter um departamento do futebol feminino, o que dificulta bastante essa evolução. E o que a gente pode fazer é continuar, né? Jamais desistir", disse a atleta.

Evolução

"Dentro das competições a gente está sempre procurando evoluir, mostrando um bom futebol, garra, determinação. Espaços como esse, da Alesp, são importantes porque mostram que existem pessoas pensando nessa evolução e os mais jovens podem se inspirar e possibilitar essa transformação", completou Formiga, duas vezes vice-campeã olímpica e uma vez vice-campeã mundial de futebol feminino. Ela é a única pessoa do mundo a ter participado, como atleta, de sete Copas do Mundo. Em 2015, tornou-se a jogadora mais velha a marcar um gol em copas do mundo.

Confira a matéria feita pela Rede Alesp:


alesp