Artistas se reúnem na Alesp para pedir reconstrução do Teatro Vento Forte

Equipamento cultural foi demolido pela prefeitura da Capital em fevereiro deste ano; de acordo com o município, teatro ocupava área de forma irregular
19/03/2025 16:48 | Memória | Matheus Batista - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Artistas pedem reconstrução do Teatro Vento Forte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342000.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Espaço foi demolido pela prefeitura da Capital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O dep. Carlos Giannazi propôs a audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Artistas buscam resgatar memória cultural<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta terça-feira (18), uma audiência pública que reuniu artistas ligados ao Teatro Vento Forte, demolido pela prefeitura da Capital em fevereiro deste ano. O encontro foi promovido pelo deputado Carlos Giannazi (Psol).

O Teatro Vento Forte ficava localizado no Parque do Povo, no Itaim Bibi, e ocupava uma área tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado). O equipamento cultural carregava o nome do grupo teatral Ventoforte, fundado na década de 1970 pelo ator e diretor Ilo Krugli. Nos últimos anos, além de servir para oficinas e espetáculos, abrigava também a tradicional escola de capoeira Angola Cruzeiro do Sul.

Representante do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de São Paulo (Sated-SP), Gabrielle Araújo falou sobre a reação da classe artística em relação à demolição. "Como todos, nós do sindicato fomos pegos de surpresa. É muito importante nos reunirmos para discutir essa tragédia, para responsabilizar as entidades e para reconstrução da memória do Teatro Vento Forte", disse.

"Mais do que um patrimônio material e edificação, nós estamos falando de algo que também é imaterial. É a memória do Teatro Ventoforte, do teatro de grupo na cidade de São Paulo e do teatro para as infâncias do estado e do país", completou Gabrielle.

Desdobramentos

Por se tratar de uma área tombada, todas as obras no local devem ser comunicadas ao Condephaat, que afirma que não foi notificado sobre a demolição. Em nota, a Prefeitura da Capital afirmou que o teatro foi demolido por estar ocupando a área no Parque do Povo de forma irregular e que irá apresentar essas irregularidades ao Condephaat.

Proponente da audiência pública, o deputado Carlos Giannazi afirmou trabalhar em parceria com outros parlamentares e órgão federais como a Funarte (Fundação Nacional de Artes) para viabilizar a reconstrução do teatro.

"Aquele terreno pertence à Caixa Econômica Federal e vamos encaminhar uma reunião para falar sobre a reconstrução. Estamos tendo encontros para que a gente possa construir uma frente que destine recursos para essa reconstrução", afirmou o parlamentar.

Confira a galeria de imagens da audiência

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

alesp