Alesp homenageia Sindicato das Indústrias Gráficas pelo centenário de atuação no estado de São Paulo

Segmento gráfico é um dos ramos industriais mais presentes na vida das pessoas; indústria da impressão emprega 80 mil paulistas, a maioria em micro e pequenas empresas
24/03/2025 16:43 | Sessão Solene | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Sindigraf atua em SP desde 1923<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342205.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Placa foi entregue pelo deputado Léo Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342217.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Léo: profissionalização, modernização e economia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342203.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coube: se reinventar todos os dias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342204.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Julião Gaúna, presidente da Abigraf<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342220.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageou o Sindicato das Indústrias Gráficas paulistas pelos 100 anos de atuação da entidade no estado. Uma placa alusiva ao centenário da organização foi entregue ao presidente do Sindigraf/SP, Ricardo Coube, pelo deputado Léo Oliveira (MDB), proponente da Sessão Solene realizada nesta segunda-feira (24).

O parlamentar realçou que, ao longo desse século de funcionamento, o Sindigraf contribuiu para a profissionalização e modernização do segmento, um dos ramos industriais mais presentes no cotidiano por meio de materiais como cadernos, livros, jornais, embalagens e cartazes. "A indústria gráfica desempenha papel crucial na comunicação, na cultura e na educação, impactando diretamente o dia a dia de milhões de brasileiros", frisou.

O setor gráfico emprega 80 mil paulistas distribuídos em 7 mil gráficas, a maioria formada por empresas de micro e pequeno porte. Para o presidente do Sindigraf/SP, a homenagem, em tempos de crescente digitalização dos impressos, serve de motivação para a indústria gráfica. Ele reforçou que, nos 100 anos de existência do Sindigraf, cada evolução na tecnologia provocou adaptação contínua. "[Somos] um setor que se transforma e [ao ser] desafiado constantemente, se fortalece", pontuou Coube.

Nos últimos anos, a indústria gráfica nacional faturou, em média, R$ 50 bilhões por ano e a projeção é de crescer 8% em 2025. "Esse crescimento reflete a importância do setor na geração de empregos, na promoção da inovação tecnológica em nosso país", concluiu o deputado Léo Oliveira.

Presenças

O evento solene da Alesp pelos 100 anos do Sindigraf teve a participação de membros de outras entidades ligadas à cadeia produtiva da comunicação impressa, como o presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional), Julião Flaves Gaúna. O deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP) enviou um depoimento gravado em vídeo.

Centenário

Fundado em 14 de fevereiro de 1923, o Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP) reúne em torno de 7 mil empresas e trabalha pelo fortalecimento do setor gráfico. Além da gráficas associadas, os interlocutores da entidade incluem trabalhadores do setor, autoridades públicas, outras entidades de classe e da sociedade civil.

Assista à Sessão Solene, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da Sessão Solene

alesp