Alesp recebe audiência pública para discutir poluição nas águas da Baixada Santista
24/03/2025 17:29 | Saneamento | Gabriel Eid - Fotos: Carol Jacob






A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na tarde desta segunda-feira (24), audiência pública que colocou em pauta a poluição das praias e rios na região da Baixada Santista. O evento foi convocado pelo deputado Maurici (PT) e faz parte dos trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente da Baixada Santista, da qual o parlamentar é coordenador.
A região litorânea enfrentou um surto de virose entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. O norovírus foi o principal responsável pelo surto e atingiu pelo menos 11 mil pessoas, de acordo com levantamento da CNN Brasil. O deputado Maurici apontou que a reunião tem como objetivo debater questões como essa e encontrar caminhos para solucioná-los.
"Cabe ao Legislativo realizar o debate, propor alternativas e pressionar o Governo para que adote medidas e coloque o problema dentro do orçamento do estado", afirmou.
Questão de saúde
Representante da Associação Guarujá Viva, o engenheiro José Manuel Ferreira defendeu que a fiscalização do sistema de saneamento seja reforçada para combater despejos clandestinos de esgoto. "O sistema do emissário [tratamento do esgoto bruto produzido na cidade até que ele esteja em condições de ser lançado no ambiente] funciona bem. O problema é o que não chega até o emissário", apontou.
"A preocupação é garantir a saúde, segurança e bem-estar da população, garantindo um futuro sustentável para todo o nosso litoral. Quem sabe um dia nós todos juntos consigamos fazer com que o Guarujá possa ser chamado de pérola do atlântico novamente", concluiu.
Presidente da União dos Pescadores Caiçaras do Sítio de Conceiçãozinha, Newton Rafael Gonçalves apontou as consequências negativas que a degradação ambiental traz para a economia e para a sociedade da Baixada Santista.
"Quando tivemos a onda de virose em janeiro, pudemos ver uma diminuição na quantidade de guarda-sóis na praia. O comércio e a arrecadação da cidade dependem disso. Quando você fala em preservação ambiental falamos no bem-estar da população", afirmou.
Resíduos farmacológicos
Pesquisadora do Instituto Oceanográfico da USP, Luciana Frazão defendeu um maior investimento em tecnologias de tratamento de esgoto para dar conta do aumento populacional.
A pesquisadora também apontou outro problema relacionado à falta de saneamento: a contaminação da água por resíduos farmacológicos - como antibióticos - que são descartados de forma indevida ou eliminados através da urina humana. De acordo com a especialista, o contato das bactérias com essas substâncias pode favorecer o surgimento de novas cepas de vírus e bactérias resistentes.
Licenciamento e monitoramento
Representando a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Nelson Menegon afirmou que o licenciamento realizado pelo órgão é fundamental para garantir a prevenção de contaminações e poluições, além do monitoramento da qualidade das águas.
"O sistema de medição que hoje é feito em quinze municípios com amostragens semanais em 175 pontos e 171 praias é um trabalho muito sério. A gente tem várias equipes indo para campo semanalmente desde a década de 70", destacou Menegon, que é gerente da Divisão de Qualidade das Águas e do Solo na Cetesb. O especialista alertou que é muito importante que o banhista, antes de ir à praia, consulte as avaliações da Companhia.
"Em curto prazo é necessário pensar em ações integradas para acelerar medidas que vão ao encontro de um meio ambiente cada vez mais sadio e sem risco para a população."
Assista à audiência, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações