Inspirada no legado de Ruth de Souza, Alesp homenageia mulheres com Medalha Theodosina Ribeiro

Homenageadas possuem trajetórias marcadas pela defesa dos direitos femininos e pela luta contra a discriminação racial; edição 2025 presta homenagem à artista negra Ruth de Souza
28/03/2025 18:20 | Sessão Solene | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

11 mulheres homenageadas pela Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342499.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 11ª edição da Medalha lembrou Ruth de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342467.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci: apesar das adversidades, ousou sonhar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342468.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Formiga: drible no machismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342470.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jô Santana: professar a fé<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342471.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria: atender mulheres com deficiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342473.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jaiane: múltiplos papéis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342472.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bateria mirim da Rosas de Ouro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342481.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputadas participam de Sessão Solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342482.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em uma Sessão Solene marcada por discursos evocando o direito de sonhar feminino, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo entregou, nesta sexta-feira (28), a Medalha Theodosina Rosário Ribeiro a onze mulheres (negras e brancas). A despeito da diversidade racial, todas levantam a mesma bandeira: a luta em defesa dos direitos das mulheres e contra a discriminação racial.

"E por que estou falando de sonhos? Porque esta 11ª edição da Medalha Theodosina Ribeiro presta uma homenagem à grandiosa Ruth de Souza, atriz de talento ímpar e imensurável que, apesar das adversidades, ousou sonhar e construir sua carreira artística em um país racista que não admite ver a nossa cara preta nos teatros, na TV e no cinema", declarou a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), na abertura da solenidade.

Deputadas do Psol, Paula da Bancada Feminista e Ediane Maria ressaltaram a representatividade racial no Parlamento paulista desde que Theodosina Ribeiro se tornou a primeira negra eleita da Casa, em 1974. "Se Theodosina abriu as portas e Leci Brandão representou um novo começo, nós sempre seguiremos representando esse novo começo. A ocupação das mulheres negras na política é um caminho sem volta", afirmou Paula, recordando que a Alesp tem cinco deputadas negras na Legislatura atual.

A solenidade contou com a presença da neta de Theodosina, Tamysie Ribeiro, e de autoridades como o deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP) e a secretária municipal de Direitos Humanos de São Paulo, Regina Célia Santana.

Histórias de superação

Assim como Ruth de Souza, as onze mulheres homenageadas pela Alesp têm trajetórias marcadas pela superação de desafios diários. Seja o de professar a fé como mulher de terreira, caso da Iyalorixá Jô Santana; ou de driblar o machismo dentro e fora de campo para "ocupar espaços destinados aos homens e ser referência para as outras meninas de periferia", como fez a jogadora Formiga, da Seleção Brasileira Feminina de futebol.

Entre as homenageadas, mulheres brancas que defendem com coragem o Estado Democrático de Direito, como a advogada Patrícia Vanzolini, para quem "não há democracia se não for para todo mundo"; e aquelas que fazem da profissão um compromisso de vida pela inclusão, como a ginecologista obstreta Maria de Fátima Duarte, responsável pelo Sábado Sem Barreiras - primeiro ambulatório público para atendimento a mulheres com deficiência.

Na lista das homenageadas da Alesp, tem ainda mulheres com múltiplos papéis sociais e que ainda assim encontram tempo para o ativismo cultural, a exemplo de Jaiane Estevam (mãe atípica, solo, e professora); de Sára Zara (palestrante, influenciadora digital e trancista de cabelos); e Verônica Bonfim (cantora, atriz, dramaturga e escritora de livros infantis).

Apresentação cultural

A sessão solene foi encerrada com uma apresentação cultural da bateria mirim da Sociedade Rosas de Ouro (atual campeã do Carnaval paulista). A bailarina Sueli Riça Costa, criadora do projeto, também foi uma das homenageadas com a Medalha Theodosina Rosário Ribeiro.

Confira a relação completa das homenageadas na 11ª edição da Medalha Theodosina Ribeiro:

Veronica Bonfim

Patrícia Vanzolini

Tatiana Nascimento

Maria de Fátima Duarte

Najara Costa

Jonise Sant?Ana (Iyálorixá Jô Santana)

Jaiane Estevam

Larissa Camargo

Sára Zara

Miraildes Maciel (Formiga)

Sueli Aparecida Riça Costa

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens

alesp