Alesp concede Colar de Honra a Roberto Sallouti por contribuições à educação tecnológica no estado

Economista é fundador do Inteli, faculdade de tecnologia na Capital paulista, e CEO do banco de investimentos BTG Pactual; Sessão Solene foi iniciativa do deputado Leonardo Siqueira (Novo)
31/03/2025 17:08 | Homenagem | João Pedro Barreto - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Alesp concede Colar de Honra a Roberto Sallouti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342541.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solene foi solicitada pelo dep. Leonardo Siqueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342543.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sallouti: Valores corretos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342544.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Leonardo Siqueira (Novo): Acreditar no futuro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342547.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Esteves: Transformar pessoas para mudar sociedade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342549.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alunos do Inteli acompanharam Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342550.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo concedeu, em Sessão Solene realizada na noite da última sexta-feira (28), o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao economista Roberto Sallouti, fundador do Inteli (Instituto de Tecnologia e Liderança), faculdade sem fins lucrativos da Capital paulista. Por iniciativa do deputado Leonardo Siqueira (Novo), a Casa condecorou Sallouti com a maior honraria do Legislativo Paulista por sua contribuição ao desenvolvimento da educação tecnológica no estado.

"Na vida eu tive muita sorte e, como meu pai sempre dizia, eu tive muita dedicação para aproveitar as oportunidades que a sorte me deu", disse Sallouti. Além de idealizador do Inteli, ele é CEO do banco de investimentos BTG Pactual desde 2015.

"Foi a iniciativa no setor privado que te fez ter a possibilidade de ajudar cada vez mais pessoas e temos que defender um Brasil desses. Aqueles que, de alguma maneira, subiram no elevador, mandem de volta o elevador para baixo para que outras pessoas possam subir", declarou o proponente da homenagem, o deputado Leonardo Siqueira.

Transformar a sociedade

"É difícil transformar a sociedade, mas é importantíssimo tentar fazer isso. Transformar pessoas que vão transformar a sociedade é mais impactante ainda." Foi com essas palavras que o também fundador do Inteli, André Esteves, destacou o trabalho desempenhado pelo Instituto e por Sallouti na educação paulista.

Esteves, que é presidente do Conselho do BTG Pactual e trabalha com Sallouti desde a década de 1990, ajudou a idealizar o projeto do Inteli, que chega, em 2025, ao seu quarto ano de funcionamento. "O Inteli começa antes mesmo da fundação da faculdade. Ele começa com um inconformismo nosso, quando ouvimos o discurso de um estrangeiro, que até tinha carinho e admiração pelo potencial brasileiro, mas que achava que não íamos em frente pela falta de mão de obra técnica. Isso criou uma insatisfação que mudou de lugar na nossa cabeça e fizemos esse grande projeto", contou André Esteves.

Atualmente, o Instituto conta com cerca de 600 alunos e oferece cinco cursos: engenharia da computação; engenharia de software; administração; ciência da computação; e sistemas de informação. A faculdade mantém parcerias com empresas como Google, Ambev e Nubank e, segundo Sallouti, o foco é no ensino baseado em projetos e na formação de profissionais capazes de liderar negócios e governos.

"Algo muito importante no Inteli é formar os alunos com os valores corretos. Na nossa visão, existem quatro valores que tornam a sociedade melhor e talvez possam ajudar a construir o Brasil que a gente quer. Eles são: ética; sustentabilidade; estado de direito; e economia de mercado", complementou Sallouti.

Futuro

A relação do fundador com o banco BTG permitiu o oferecimento de bolsas de estudos para uma grande parte dos estudantes do Inteli. O deputado Leonardo Siqueira deu destaque ao papel da instituição financeira na construção de um futuro mais próspero e no sucesso da faculdade.

"Um banco de investimento concentra os recursos dos poupadores da sociedade e empresta para pessoas ou empresas que têm boas ideias mas não possuem esse dinheiro. É o chamado mercado de crédito. É o mercado que acredita no futuro e pode dar as condições para que, no presente, ela possa crescer, gerar mais empregos, renda e um futuro melhor para quem quer que seja", explicou o parlamentar.

"A palavra crédito vem de credere, do Latim, que significa confiar. E quando alguém recebe uma bolsa de estudos, está recebendo um crédito. É alguém acreditando no futuro daquela pessoa. Hoje, 66% dos alunos têm algum tipo de bolsa. 55% tem bolsa integral. Ou seja, se você é bom, vai atrás e entrou na Inteli, não vai ser a falta de capital que vai te barrar de chegar ao sucesso no futuro", completou Siqueira.

Além das personalidades citadas, estiveram presentes na Sessão Solene a presidente do Inteli, Maíra Habimorad, e os secretários de estado Fábio Prieto, de Justiça e Cidadania, e Rafael Benini, de Parcerias e Investimentos.

Assista à Sessão, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da Sessão


alesp