Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo

Trabalhadores entraram em greve por reposição salarial e valorização dos escreventes judiciários; proposta pelo deputado Carlos Giannazi (Psol), reunião ouviu representantes da classe
19/05/2025 18:22 | Direitos Trabalhistas | Gabriel Eid - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Evento aconteceu no Planário José Bonifácio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345259.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Carlos Giannazi (Psol)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345244.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário lotado recebeu representantes da classe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345245.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maricler Real, servidora aposentada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345246.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na tarde desta segunda-feira (19), audiência pública em defesa da greve dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Os trabalhadores pedem o fim da defasagem salarial de 25% e a valorização dos escreventes judiciários - por meio da exigência de nível superior em novos concursos públicos. O evento foi proposto pelo deputado Carlos Giannazi (Psol).

O parlamentar defendeu que a greve é importante para disputar o orçamento do Tribunal de Justiça em favor dos servidores e, ao mesmo tempo, pressionar o Poder Público pela ampliação dos recursos destinados ao órgão - a partir da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

"A população precisa saber de todas as dificuldades que os servidores têm: os baixíssimos salários, arrochados e defasados, e a necessidade de implantação do nível superior para os escreventes técnicos do judiciário. Há alguns anos, já conquistamos essa vitória aqui na Alesp para os Oficiais de Justiça e eu tenho certeza que isso vai se repetir", afirmou.

Giannazi é autor do Projeto de Lei Complementar 3/2018, que autoriza o Tribunal de Justiça a instituir o nível superior para os escreventes.

Defasagem

Assistente social judiciária aposentada e presidente da Associação dos Assistentes Sociais do TJ-SP, Maricler Real explicou os impactos da defasagem salarial na vida dos trabalhadores e defendeu a organização da categoria para exigir a correção do problema.

"Nós temos direito a ter o salário que foi corroído pela inflação. Não estou falando de aumento de salário, mas sim de colocar no holerite os 25% que estão faltando. Se não estivermos unidos, vamos continuar chorando os 25% a menos que compramos no mercado ou que abastecemos no posto de combustível", apontou a servidora.

Direitos fortalecidos

Representante da Associação dos Servidores do TJ-SP, José Gozze defendeu que a audiência pública é fundamental para encorajar os servidores a exigirem seus direitos. "Nosso evento vai repercutir no Tribunal e mostrar para os trabalhadores que a greve é uma coisa válida e legal e que eles não precisam ter medo", destacou.

Assistente social da Comarca de Ferraz de Vasconcelos, Luiza Dias de Araújo explicou que o fortalecimento dos direitos trabalhistas também traz benefícios para a sociedade. "Muitos não aderem à greve porque sentem que precisam estar lá atendendo a sociedade. Mas agora é mais importante estar aqui para fortalecer a qualidade do trabalho que a gente vai desenvolver junto à população", afirmou.

O deputado Carlos Giannazi complementou ressaltando a importância dos servidores técnicos do Poder Judiciário, que são maioria numérica quando comparados com os magistrados. "Esses servidores carregam a Justiça nas costas. Eles estão atendendo a população em todos os lugares do nosso estado", apontou.

Assista à audiência pública, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da audiência

alesp