Na Alesp, trabalhadores promovem audiência sobre futuro da Avibras, que acumula 30 meses de atrasos

Empresa enfrenta processo de recuperação judicial desde 2022; companhia é uma das principais do setor de defesa militar no país
29/08/2025 19:15 | Direitos Trabalhistas | Giullia Chiara - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Audiência em defesa de trabalhadores da Avibras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351780.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Carlos Giannazi: obrigação de defendê-los<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351770.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Weller Gonçalves presidente do Sindicato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351771.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento dá voz aos trabalhadores afetados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351772.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta sexta-feira (29), uma audiência pública com trabalhadores da Avibras. A iniciativa do deputado Carlos Giannazi (Psol) reuniu servidores e representantes do sindicato para pautar demandas dos funcionários diretamente afetados pela homologação do plano de recuperação judicial da empresa.

A Avibras é uma das principais indústrias do setor de defesa militar do Brasil e entrou com pedido de recuperação judicial em março de 2022. Funcionários da empresa entraram em greve em setembro do mesmo ano, após dois meses de atraso salarial.

"É fundamental que a Alesp realize a audiência pública e tome medidas para impedir o desemprego e garantir o pagamento desses trabalhadores. O foco central da nossa luta hoje será essa. Provavelmente também vamos acionar o Ministério Público Estadual, o Ministério Público do Trabalho e o Governo Federal para que medidas sejam tomadas", apontou Giannazi.

Apreensão

"É uma situação muito triste, são praticamente três anos que a gente está com a fábrica parada, com 30 salários em atraso, pessoas sem cesta básica e sem convênio médico. Imagina o desespero, de cair nesta situação de um dia para o outro. Ninguém estava preparado para isso", lamentou Sérgio Henrique Machado, programador de produção e funcionário da Avibras há 35 anos.

Segundo o programador, cerca de 600 funcionários ainda não têm outra fonte de renda e dependem da regularização da empresa. "Alguns estão fazendo bico, outros conseguiram recolocação em outras empresas. Agora que estamos vendo uma luz no fim do túnel com a Brasil Crédito que está querendo assumir a dívida, mas vemos o Banco Fibra querendo atrapalhar as negociações. Isso deixa os trabalhadores em pânico", relatou.

O fundo Brasil Crédito é o principal credor da Avibras e demonstrou interesse em assumir as dívidas da companhia. Representantes da empresa se reuniram com o sindicato para discutir ações em resposta à decisão de suspensão da homologação do plano de recuperação judicial. A liminar foi concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo após recurso apresentado pelo Banco Fibra, também credor da Avibras.

Defesa à soberania

"É uma empresa estratégica para o nosso país. A nossa prioridade neste momento é fazer com que os trabalhadores recebam os seus salários atrasados e toda dívida trabalhista criada neste período", explicou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Weller Gonçalves.

De acordo com Weller, o sindicato defende a estatização da empresa como forma de proteção aos trabalhadores e à soberania nacional. "É uma empresa que fabrica equipamento bélico de guerra, então defender a soberania nacional é defender a Avibras. Essa audiência pública é importante porque conseguimos externar para toda a sociedade este dano que os trabalhadores estão enfrentando e, também, a importância desta empresa que corre risco de fechar", completou.

Assista à audiência pública, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp