Presidente da Alesp destaca parceria em apresentação do programa de combate à pobreza do Governo

Batizada de SuperAção SP, iniciativa de transferência de renda e desenvolvimento regional será encaminhada para análise da Assembleia Legislativa por meio de projeto de lei; projeto prevê ações coordenadas entre diferentes esferas do Estado
20/05/2025 13:40 | SuperAção SP | Matheus Batista - Fotos: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar:

SuperAção SP é programa de combate a pobreza <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345319.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente André do Prado destacou parceria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345320.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Projeto do programa será analisado pela Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345321.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo participaram da apresentação do programa do Governo Estadual para o combate à pobreza, SuperAção SP, nesta terça-feira (20). Durante o evento, o presidente da Alesp, André do Prado, recebeu o anteprojeto de lei que institui o programa, assinado pelo governador Tarcísio de Freitas e que será analisado e votado pela Casa.

O SuperAção SP vai integrar políticas públicas estaduais em diferentes áreas, incluindo reforços em ações sociais promovidas pelos municípios, e terá o investimento inicial de R$ 500 milhões na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. O objetivo é criar condições para que as famílias mais vulneráveis tenham apoio e acesso a oportunidades para alcançar emancipação e autonomia.

"Enquanto agentes públicos, temos a oportunidade de transformar a vida das pessoas. É por isso que temos que estar engajados, todos nós. É responsabilidade de toda a sociedade. Nós da Assembleia Legislativa estamos irmanados com o Governo do Estado nessa busca por dignidade", disse André do Prado.

O evento contou com a participação das deputadas estaduais Ana Carolina Serra (Cidadania), Dani Alonso (PL) e Fabiana Bolsonaro (PL) e dos deputados Mauro Bragato (PSDB), Thiago Auricchio (PL), Rogerio Nogueira (PSDB), Carlos Cezar (PL), Dirceu Dalben (Cidadania), Danilo Campetti (Republicanos), André Bueno (PL), Tomé Abduch (Republicanos), Agente Federal Danilo Balas (PL), Major Mecca (PL), Lucas Bove (PL), Rafael Saraiva (União), Leonardo Siqueira (Novo) e Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos).

A parceria entre Poderes na busca pelo desenvolvimento do estado foi destacada durante o evento. "Estamos podendo cuidar do Orçamento e priorizar as pautas importantes para desenvolver programas como esses. Me motiva muito poder participar, junto com a Assembleia Legislativa, dessa história", disse André do Prado.

Além da criação do programa SuperAção SP, também será encaminhado para apreciação dos parlamentares da Alesp um projeto de lei que cria a carreira de Especialista Social no estado, que serão os profissionais capacitados para atuar no novo programa.

Ações

O SuperAção SP irá integrar a assistência social do Estado à inclusão produtiva, com planos personalizados e incentivos financeiros para as famílias que mais precisam, aliando essa atuação ao desenvolvimento regional.

Uma das primeiras ações do programa foi a liberação de R$ 150 milhões do Fundo Estadual de Assistência Social para o desenvolvimento de ações nos 645 municípios do Estado.

"A Secretaria de Desenvolvimento Social vai reger essa grande orquestra. Vai trabalhar para que todas as secretarias possam fornecer seus serviços. E o Estado não vai fazer nada sozinho. Por isso eu fico feliz de ter prefeitos que vão trabalhar conosco", disse Tarcísio de Freitas.

A iniciativa vai reunir 29 políticas públicas, que serão desenvolvidas por diferentes secretarias estaduais. De acordo com o Governo Estadual, as famílias serão escolhidas a partir dos cadastros no CadÚnico do Governo Federal.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Andrezza Rosalém, a construção do programa durou mais de um ano e levou em consideração iniciativas globais de combate à pobreza. "O SuperAção SP foi construído a partir de uma coalização de esforços e com três elementos essenciais: atendimento personalizado, conectar famílias a serviços e ação ordenada regionalmente", disse.

Assista ao evento de apresentação, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

alesp