Ricardo França é eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente; colegiado quer integrantes na COP30
21/05/2025 19:40 | Biênio 2025-2027 | João Pedro Barreto - Fotos: Larissa Navarro



A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo reelegeu, nesta quarta-feira (21), o deputado Ricardo França (Podemos) como presidente. O colegiado ainda reconduziu o deputado Rafael Saraiva (União) para o cargo de vice-presidente para o biênio de 2025-2027.
Nos próximos dois anos, a Comissão vai buscar colocar o tema do meio ambiente como central em todos os debates da Assembleia. "Se o sistema de saúde está colapsado, tem a ver com as mudanças climáticas. Estamos passando por dificuldades com a dengue, daqui a pouco chega a época de queimadas, que vem com toda a questão respiratória. Não tem Saúde que vai resistir. Temos que tratar o meio ambiente como um dos vetores responsáveis por trazer qualidade de vida, ele é um tema transversal, que se conecta com todos os outros e é importante que a gente consiga fazer isso em apoio com a sociedade", defendeu Ricardo França.
Um dos primeiros objetivos da Comissão será encaminhar à Mesa Diretora da Assembleia um requerimento para que integrantes representem o colegiado na COP30, que acontece em novembro em Belém, no Pará. O evento da ONU (Organização das Nações Unidas) é o principal a debater, em escala global, mudanças climáticas e práticas sustentáveis.
"É fundamental que a gente consiga mandar representantes com pautas já bem estabelecidas. Vamos conversar para elaborar textos, projetos e ideias para que a gente possa ter um grupo de representantes lutando por isso na COP", disse França.
O presidente ainda defendeu que os integrantes se esforcem para pressionar colegas do Congresso Nacional para barrar retrocessos em âmbito federal. "Diziam que era só no futuro e o futuro triste chegou. Bem neste momento, em que fica mais claro os problemas ambientais, a gente vê a legislação ficando cada vez mais branda. A água bateu no umbigo e, ao invés de sairmos dessa situação, estamos enfiando a cabeça debaixo d'água", afirmou.
"É uma situação muito delicada que a gente, enquanto Comissão de Meio Ambiente, tem que trazer essa pauta para cá e para o Plenário. Precisamos engajar a sociedade também, porque sabemos que a pressão social é fundamental para que as políticas públicas sejam feitas. Se a gente não trouxer a sociedade para o nosso lado para discutir o quão necessário é aprofundar o tema da preservação, não vai ter como sobreviver. A gente vai se extinguir enquanto espécie", concluiu.
Causa animal
O vice-presidente, Rafael Saraiva, comentou sobre os debates sobre a reformulação do Código de Proteção Animal e defendeu que a questão ambiental e animal sejam tratadas com uma única demanda de saúde. "Todos os temas e projetos da Alesp que versarem sobre isso devem ser analisados de maneira mais cautelosa, tendo em vista o que não foi feito nos últimos anos. A falta de cuidado gerou os impactos ambientais que o povo paulista vem sofrendo."
Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Paulo Corrêa Jr. é reconduzido à presidência da Comissão de Turismo da Alesp
- Comissão de Relações Internacionais da Alesp elege Paulo Fiorilo presidente
- Simão Pedro é eleito presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesp
- Márcia Lia é eleita presidente da Comissão de Direitos da Pessoa Humana da Alesp
- Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da Alesp reelege Andréa Werner presidente
- Mauro Bragato é reeleito presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação
- Dani Alonso é reeleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres
- Delegado Olim é eleito presidente pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações