Rafael Saraiva é eleito presidente da Comissão de Habitação da Alesp

Foco do colegiado será debate sobre construção de unidades habitacionais e soluções para remoções de comunidades; Dr. Jorge do Carmo (PT) é o vice
27/05/2025 16:23 | Biênio 2025-2027 | João Pedro Barreto - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Saraiva: trabalhar pelos interesses da população<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345802.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. Jorge do Carmo: encontrar soluções pacíficas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345803.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão deve debater remoções de comunidades<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345804.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Rafael Saraiva (União) foi reeleito, na tarde desta terça-feira (27), presidente da Comissão de Habitação, Desenvolvimento e Reforma Urbana (CHDRU) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O parlamentar seguirá no comando do colegiado por mais dois anos. Dr. Jorge do Carmo (PT) também foi reconduzido ao cargo de vice-presidente.

"O nosso foco é trabalhar em prol dos interesses da população. A gente não precisa atuar só quando é chamado, então a prevenção é muito importante. O CDHU já tem feito um trabalho brilhante de tirar pessoas de situações de risco e entregar unidades habitacionais dignas. É entender as demandas da população, a condição do estado, e caminhar junto com o Executivo, com os interesses da população e ouvindo todos os deputados membros", comentou Rafael Saraiva.

"Militar na área da habitação e da regularização fundiária sempre foi uma causa para mim. Temos muito trabalho pela frente e vamos à luta aqui junto com os colegas para a gente tratar de tantas demandas que tem nessa Comissão", disse Dr. Jorge do Carmo.

Entre os principais assuntos que serão debatidos pela CHDRU estão o valor das parcelas das moradias da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), o orçamento da pasta no Executivo, além das remoções de comunidades que vêm acontecendo no estado e a elaboração de planos habitacionais para famílias despejadas.

"Essa questão tem muito impacto na vida de famílias, que muitas vezes acabam perdendo as suas moradias. É preciso que essa Comissão se debruce sobre essa questão e esteja atenta para evitar que pessoas percam suas casas. Eu tenho compromisso com essa causa para que a gente possa encontrar soluções mais pacíficas", defendeu do Carmo. O vice-presidente citou casos como a remoção da favela do Moinho, onde houve atuação da tropa de choque da polícia militar, e da construção da estação Lajeado da Linha 11-Coral da CPTM, que vai realizar desapropriações na região de Guaianases na Zona Leste da Capital.

"Muitas desapropriações estão acontecendo e a Comissão está sendo cobrada pela forma que estão sendo feitas não só na cidade de São Paulo, mas também em outras cidades do estado. Temos diversos requerimentos para que a gente entenda essa situação", afirmou Saraiva.

A deputada Ediane Maria (Psol) concorreu ao cargo com Saraiva, que foi eleito por sete votos a um.

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da reunião

alesp