Alesp recebe lançamento de livro sobre vizinhança solidária escolar

Obra contou com a autoria de diferentes profissionais de Segurança Pública, que apresentaram suas experiências com o projeto; deputada Ana Carolina Serra (Cidadania), promotora do evento, escreveu o prefácio do livro
05/06/2025 17:41 | Segurança Pública | Gabriel Eid - Fotos: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Evento aconteceu no Auditório Teotônio Vilela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346539.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Ana Carolina Serra (Cidadania)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346540.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Temistocles Ferreira Araújo, coordenador do livro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346541.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na tarde desta quinta-feira (5), o lançamento do livro intitulado Vizinhança Solidária Escolar na Prática. O evento contou com a participação dos autores da obra.

O projeto de Vizinhança Solidária inclui a criação de grupos em aplicativos de celular para que policiais possam ser informados sobre suspeitos ou crimes próximos. Em 2018, o projeto foi implementado nos arredores de instituições de ensino, primeiramente na cidade de Itapeva, e depois em outros municípios do estado.

A parlamentar Ana Carolina Serra (Cidadania) defendeu que a Segurança Pública precisa ser transversal e integrar diferentes setores do Estado e da sociedade. Ana Carolina afirmou que é fundamental unir assistência social, profissionais de saúde e de segurança para garantir o bem-estar nas escolas.

"Além da Segurança Pública, esse trabalho envolve a participação da comunidade auxiliando todas as forças policiais. A segurança não é responsabilidade de um único ente. Quando a gente vive em sociedade, precisamos cuidar do lugar onde pertencemos e vivemos", defendeu a parlamentar.

Um dos coordenadores da obra, Temístocles Araújo reforçou o caráter integrativo do trabalho e destacou a importância de reunir diferentes experiências práticas na Segurança. "O livro nasce para sedimentar conhecimento. Nós escrevemos o livro em nove autores e nove experiências diferentes. E é um livro que eu fiquei muito entusiasmado em fazê-lo porque nós também temos dois profissionais de educação entre os escritores, o que permite olhar um pouco fora da caixinha", afirmou Araújo.

Coronel da Polícia Militar e coautor do livro, Vilmar Duarte Maciel apontou que o trabalho é uma forma de prevenção. "Os autores do livro são pessoas que acompanharam o andamento do trabalho. São pessoas da sociedade, cada uma dando sua contribuição para a obra", apontou.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens

alesp