Na Alesp, audiência lança campanha sobre papel das pessoas autistas na luta por direitos das PCDs
17/06/2025 18:28 | Protagonismo | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa



A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta segunda-feira (16), uma audiência pública que lançou a campanha "Sou autista, sou defiça: acessibilidade é meu direito!", da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (Abraça). O evento, promovido pelo deputado Carlos Giannazi (Psol), buscou reforçar que autistas estão entre as pessoas com deficiência e que devem ser protagonistas na luta pelos seus direitos.
"Queremos debater o direito das pessoas autistas à acessibilidade plena, sobretudo à acessibilidade sensorial. Nos últimos tempos, cresceu o número de campanhas, discursos e iniciativas visando desvincular o autismo das outras deficiências. Esse tipo de campanha tem caráter capacitista e segregacionista, e coloca em risco o acesso dos autistas a vários direitos básicos", explicou o coordenador estadual da Abraça em São Paulo e vice-presidente da Associação na região Sudeste, William de Jesus Silva.
William, que é uma pessoa autista de nível 1 de suporte, ressaltou que a campanha quer unir as pessoas com deficiência em uma forte mobilização em torno do tema. "A acessibilidade é um direito inalienável e precisa ser preservado. Que esse seja o primeiro passo para uma união entre todos os segmentos das PCDs para mostrar que esse direito é inegociável e, sobretudo, está garantido na Constituição."
Por sua vez, o deputado Carlos Giannazi afirmou que o evento busca, além de fortalecer a luta dos autistas, pressionar a Alesp e o Poder Público para que promovam condições do ponto de vista legal e político para que todos os direitos sejam garantidos. "Há um movimento, hoje, de tentar marginalizar e excluir as pessoas autistas que já são contempladas na legislação brasileira e não podemos permitir que isso aconteça. Defendemos a inclusão de todas as pessoas com deficiência e que elas tenham direito a acessibilidade, educação, saúde, segurança, trabalho, lazer e dignidade humana", defendeu o parlamentar.
"Temos uma legislação que precisa ser respeitada. O grande desafio do Brasil não é só aprovar novas leis. Temos uma legislação razoável, mas precisamos fazer com que as leis sejam cumpridas. O nosso grande desafio é que politicas publicas sejam criadas para o cumprimento da legislação e dos avanços que tivemos até agora. Precisamos pressionar o Poder Público para reservar orçamento para essa área", completou Gianazzi.
Linha de frente
Com o mote "Nada sobre nós, sem nós", a campanha ainda tem o papel de dar protagonismo às pessoas com TEA na luta por direitos. "Precisamos nos colocar na linha de frente dessa discussão, até para combater discursos capacitistas, que intensificam a exclusão. É necessário ter autistas à frente dessa iniciativa, sejam de nível 1, 2 ou 3 de suporte", disse William.
Ele ainda convocou parlamentares e comissões da Alesp, famílias, especialistas, sociedade civil e classe trabalhadora para participarem dos debates. "Não vai ser com iniciativas filantrópicas de ocasião que a gente vai resolver isso. Vai ser necessária uma série de mudanças profundas. Queremos ajudar no início desse processo de transformações, que não vai acontecer a curto prazo. É um processo difícil, porque teremos que enfrentar interesses de grupos que veem os autistas apenas como objetos e não como sujeitos. Então, vamos precisar driblar muitos obstáculos e chamar diversos setores para fazer essa discussão em alto nível", concluiu o representante da Abraça.
Assista à audiência na transmissão realizada pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações