Legado da imigração alemã em São Paulo é celebrado em Sessão Solene na Alesp

Há mais de 200 anos, povos germânicos chegaram ao estado e, desde então, contribuem para o desenvolvimento econômico e cultural paulista; evento foi promovido pelo deputado Paulo Fiorilo (PT)
05/08/2025 17:49 | Sessão Solene | Gustavo Oreb - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Sessão Solene em homenagem à imigração alemã<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350402.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Paulo Fiorilo - proponente do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350403.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Martina Hackelberg - cônsul da Alemanha em SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350404.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcello Streifinger - descendente de alemães<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350405.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ângela Gandra - relações internacionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350427.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem à imigração alemã<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350428.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo celebrou os 201 anos do início da imigração alemã no Brasil em Sessão Solene realizada nesta segunda-feira (4). O deputado Paulo Fiorilo (PT), membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da Casa, foi o proponente do evento comemorativo no Plenário. O parlamentar destacou o papel fundamental dos imigrantes germânicos para a cultura e a economia brasileira e, em especial, para o desenvolvimento do estado de São Paulo.

De acordo com os registros históricos, os primeiros colonos desembarcaram no dia 25 de julho de 1824 na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, marcando o começo desse movimento migratório. Hoje, essa data marca o "Dia da Imigração Alemã", instituído oficialmente pela Alesp na Lei 17.931/2024.

"Desde a chegada dos imigrantes alemães, suas tradições, costumes e valores se entrelaçaram com as diversas outras culturas presentes no país, que caracterizam a nossa sociedade. Mesmo tanto tempo depois, as relações bilaterais entre Alemanha e Brasil são fortes e cordiais. No atual cenário geopolítico, essa cooperação se torna mais evidente do que nunca. Por isso, estreitar e comemorar esse laço é e continuará sendo essencial", ressaltou o deputado.

A solenidade também contou com a presença da cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg. Para ela, a data é um momento de comemorar a amizade e a simpatia entre os povos, além de firmar compromissos no enfrentamento aos desafios futuros do planeta. "Essa data vai muito além do simbolismo, ela reconhece uma história de laços profundos construídos por mais de dois séculos. A presença alemã no Brasil se renova continuamente, com forte intercâmbio cultural e científico e um compromisso inabalável pela democracia. Somos parceiros estratégicos e queremos, juntos, construir um futuro de respeito e confiança", pontuou.

Pluralidade única

Descendente de alemães, o secretário estadual de Administração Penitenciária de São Paulo, Marcello Streifinger, foi outro a participar da celebração. "Meus avós são alemães, então sou testemunha viva dessa história", conta ele. "Esses antepassados ajudaram e continuam ajudando indiretamente a formar o nosso país. O processo de influência entre os povos é contínuo e dinâmico, e não tinha como ser diferente. A pluralidade da sociedade brasileira é única, basta observar que os alemães travaram uma guerra contra italianos e japoneses, mas, mesmo assim, a comunidade alemã em São Paulo é tão bem aceita como essas duas, que também são muito grandes", apontou.

Já a secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Ângela Gandra, reforçou que as tradições alemãs contribuíram para formar a identidade de um estado próspero como São Paulo. "Nesses 201 anos, a força da mentalidade alemã refletiu indiscutivelmente no trabalho e na economia do estado. Responsabilidade; valor do estudo e da educação; e amor pelo país, tudo isso caracteriza o povo alemão entre tantas outras qualidades. Somente na Capital, existem mais de mil empresas alemãs, tornando-a o maior polo estrangeiro da economia alemã. Os descendentes alemães no Brasil representam um laço histórico e o acolhimento do Brasil, que, mesmo nos momentos mais difíceis, apoiou os imigrantes", destacou a secretária.

A Sessão Solene contou, também, com a participação da Ong Proa, que apresentou o projeto "Alemanha no seu dia a dia", em parceria com o Instituto Goethe, além da presença das empresas Bosch, Grob, Siemens e Volkswagen.

Assista à Sessão Solene, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp