Seminário reforça novas técnicas agrícolas em prol da alimentação saudável

Evento aborda valorização da agricultura local e familiar, além de sistemas mais sustentáveis, como o uso de bioinsumos em substituição ao uso de agrotóxicos
11/08/2025 17:43 | Sustentabilidade | Daiana Rodrigues - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Encontro debate alimentação orgânica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350702.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marina Helou e Luis Barbieri<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350735.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aline Bernardes Cândido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350737.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta segunda-feira (11), um seminário sobre desafios e soluções na transição de técnicas de produção agrícola mais sustentáveis para o meio ambiente. Os palestrantes defenderam que esses novos modelos de cultivo devem adotar maior controle de qualidade e fortalecer alimentação mais saudável. Durante o debate, os convidados ainda responderam dúvidas sobre o tema do público presente.

A solicitante do evento, a deputada Marina Helou (Rede), defendeu a ampliação de políticas públicas voltadas para a redução do uso de agrotóxicos e alimentos ultraprocessados nas escolas.

"O Brasil é uma potência agrícola e a cidade de São Paulo foi pioneira em ações, como a merenda orgânica, mas ainda convivemos com diversas contradições. Por isso, precisamos investir mais no desenvolvimento do trabalho da agricultura familiar e em soluções agrícolas mais sustentáveis que preservem o meio ambiente", pontuou Marina.

Nesse sentido, o fundador da Raiar Orgânicos, Luis Barbieri, defende o desenvolvimento de novos modelos tecnológicos que priorizem mais a saúde nutricional na produção alimentar. "O Estado de São Paulo exerce um papel relevante devido à presença de um mercado consumidor, produtores e instituições de pesquisa importantes, como a Unesp", complementou.

De acordo com a vereadora de São Paulo, Marina Bragante (Rede), o Brasil produz oito vezes mais que o necessário para eliminar o fome no país. A partir disso, a parlamentar defende a elaboração de leis e ações de conscientização e incentivo para hábitos alimentares mais saudáveis, que transformem a cultura do consumo e o destino dos resíduos.

Perspectivas da transição agroecológica

Prevista na Política Estadual de Agricultura e Produção Orgânica (Lei 16.684/2018), a transição agroecológica é um processo de transformação gradual e contínua das bases produtivas e sociais para melhoria e recuperação do equilíbrio do agroecossistema. O conceito ainda prioriza o desenvolvimento de sistemas agroalimentares locais e sustentáveis, considerando aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos.

Segundo Aline Bernardes Cândido, representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, agricultores familiares rurais ou urbanos, assentamentos rurais, povos e comunidades tradicionais, dentre outros grupos em situação de vulnerabilidade social, podem aderir à transição agroecológica de forma voluntária ne gratuita.

Já a economista Carolina Santos explicou que o cultivo de alimentos mais orgânicos exige um planejamento com técnicas de manejo agrícola mais modernas e novas parcerias entre produtores e fornecedores mais alinhadas à qualidade produtiva.

Nesse sentido, a substituição do emprego de agrotóxicos por bioinsumos a base de fungos e bactérias é uma alternativa eficaz par controlar pragas e insetos, como lagartas e pulgões, em áreas produtivas. "A técnica traz resultados mais lentos, no entanto é mais sustentável porque não gera efeitos negativos ao meio ambiente", esclareceu a engenheira agrônoma Diane Proença.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Confira a galeria de imagens da audiência

alesp