Programa de estágio da Alesp investe na formação de 410 novos talentos
18/08/2025 11:25 | Dia do Estagiário | Daiana Rodrigues - Fotos: Gabriel Eid





Mais do que um simples passo na qualificação dos jovens, o estágio é o início de uma jornada cheia de descobertas, desafios e crescimento. Nesta segunda-feira (18), Dia do Estagiário, a Assembleia Legislativa celebra a formação dos novos talentos do seu Programa de Estágio. Atualmente, a Casa incentiva o desenvolvimento profissional de 410 jovens, contribuindo como porta de entrada para o mercado de trabalho.
Coordenado pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), unidade vinculada ao Departamento de Recursos Humanos (DRH), o programa de estágio do Parlamento Paulista recebe o suporte do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
"O grande diferencial de estagiar na Alesp é ter a chance de compreender o Poder Legislativo e como funciona o processo de criação das leis paulistas. Além de enriquecer a formação profissional do jovem, isso também traz novos conhecimentos políticos e uma nova visão de mundo para a vida pessoal", disse a Lilian Manzan, gestora do DDP.
Os estagiários da Alesp podem atuar nas áreas parlamentar ou administrativa onde são orientados pelo supervisor, que é o gestor da unidade ou o responsável pelo gabinete, durante sua rotina de trabalho.
Como é estagiar na Alesp?
O processo seletivo para ingresso na Alesp ocorre em duas etapas. Na primeira, os candidatos realizam uma prova on-line de múltipla escolha com caráter eliminatório e classificatório. Para participar, é necessário se cadastrar e se inscrever no CIEE pelo link: https://pp.ciee.org.br/vitrine/13447/detalhe
Os aprovados seguem para a segunda fase, que consiste em uma entrevista com o gestor da unidade ou o responsável pelo gabinete em que a vaga está disponível. Segundo Lilian, para ser selecionado na etapa final é importante ter uma comunicação assertiva, gentil e respeitosa, expressando de modo claro quais são suas pretensões com o estágio e a carreira que pretende seguir.
O programa de estágio na Alesp é voltado aos estudantes dos ensinos médio, médio técnico e superior em cursos, como Administração, Direito, Comunicação, Recursos Humanos e Odontologia. A iniciativa ainda destina 10% das vagas para pessoas com deficiência.
"Além de ser um amparo socioeducacional para muitos jovens, o programa de estágio também proporciona uma rica troca de ideias e conhecimentos entre os servidores da Casa e os estagiários. A experiência traz novo fôlego para todos nós e oxigena", disse Lilian, inspirada.
Para Giovanna de Souza, de 22 anos e estudante de Administração da Universidade Nove de Julho, seu maior aprendizado como estagiária da DDP foi que o atendimento ao público deve ser personalizado, diferente para cada tipo de pessoa.
"A oportunidade na Alesp proporciona uma boa qualidade de vida, pois ao contrário de um emprego formal, dá para conciliar com os estudos da faculdade", comenta Giovanna.
Giovanni di Chiacchio, de 18 anos, é aluno do terceiro ano do ensino médio técnico em Automação Industrial da Escola Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. "O que mais aprendi na Divisão de Painel e Audiofonia da Casa foi a fazer soldas eletrônicas, que foi algo que aprendi no curso e consegui desenvolver bem isso na prática. Além disso, o ambiente de trabalho da Alesp oferece uma boa rede de apoio", contou o estagiário.
A iniciativa ainda oferece aos estudantes diversos benefícios estatutários que também são concedidos a servidores efetivos da Casa, como o afastamento em casos de maternidade, paternidade, casamento, luto e convocação para serviços obrigatórios por lei para participação em júri, alistamento militar ou justiça eleitoral. Além disso, os estagiários contam com atendimento médico, odontológico, psicológico e acompanhamento com assistente social.
Saiba mais sobre o programa de estágio na Alesp pelo Whatsapp (11) 3886-6300 ou pelo e-mail: estagio@al.sp.gov.br
Mais informações no Manual do Estagiário: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/arquivoWeb/frh/frh9532.pdf
Trilha do Conhecimento
Promovida pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, a "Trilha do Conhecimento" é um evento anual de capacitação voltado para todos os estagiários do Parlamento Paulista.
A atividade é composta por quatro encontros com palestras e workshops sobre diversos temas comportamentais, como educação financeira, atendimento ao público, mercado de trabalho, conhecimentos jurídicos
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações