Alesp celebra 110 anos de 'amor e acolhimento' do Hospital Amaral Carvalho de Jaú

Referência em oncologia e na realização de transplante de medula óssea, o Amaral Carvalho nasceu como maternidade em 1915 e hoje atende mais de 80 mil pacientes por ano, a maioria de forma gratuita 
12/09/2025 15:00 | Homenagem | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Sessão Solene foi realizada no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352401.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Direção do HCA recebe placa de homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352419.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auricchio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352420.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bueno: humanização como princípio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352421.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Zimbaldi: voluntários são cruciais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352422.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria: me senti como se fosse única<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352423.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo prestou homenagem nesta sexta-feira (12) ao Hospital Amaral Carvalho (HAC), que foi criado em 1915 como maternidade na cidade de Jaú, no interior do estado. Ao longo dos anos, a instituição se consolidou como referência nacional no tratamento oncológico e tornou-se o maior centro de transplante de medula óssea (TMO) do país, com 81 mil pacientes atendidos em 2024, sendo mais de 90% deles pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O deputado estadual Thiago Auricchio (PL), autor da solenidade, ressaltou o legado de humanização e excelência do Hospital do Câncer de Jaú, construído com o apoio de quatro mil voluntários. Para o parlamentar, o diferencial que sustenta a continuidade do trabalho da instituição "é justamente o acolhimento e o amor". Auricchio destinou mais de R$ 5 milhões em emendas orçamentárias ao hospital e é autor da lei que criou o Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia, um dos tipos de câncer tratados no HAC.

Diretores do Hospital Amaral Carvalho recordaram a trajetória da instituição, iniciada com a doação do terreno pelo casal Domingos e Ana Marcelina de Carvalho para a construção da maternidade. Na década de 1970, o hospital destacou-se pelo pioneirismo ao oferecer tratamento oncológico no interior, evitando o deslocamento de pacientes para a Capital. Mais recentemente alcançou o nível máximo de excelência em qualidade e segurança hospitalar, tornando-se um dos poucos hospitais filantrópicos a obter esse reconhecimento.

"Nesses 110 anos, o grande segredo do Hospital Amaral Carvalho tem sido aliar a expertise médica com o suporte social que é dado às famílias e aos pacientes", resumiu José Antonio Barata de Almeida Bueno, diretor administrativo e financeiro. Ele acrescentou que a instituição é sustentada por três princípios: humanização, doação e servidão.

Voluntariado

Parlamentares como os deputados federais Celso Russomanno (Republicanos-SP) e Vicentinho (PT-SP), além do estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania), destacaram o papel crucial das ligas de combate ao câncer que atuam no Hospital Amaral Carvalho. Formadas majoritariamente por voluntários, essas associações sem fins lucrativos oferecem hospedagem e suporte social a pacientes e familiares.

A voluntária Maria Ramos, que foi paciente do HAC em três momentos da vida, compartilhou a experiência pessoal com o tratamento humanizado. "Tive a sorte de encontrar mãos que me acarinharam, tiravam as dores com carinho, atenção, olho no olho", disse emocionada. "Eu me senti tão bem, como se fosse a única pessoa que estava sendo tratada ali", completou. Hoje, integra o grupo Anjos Rosas, que oferece serviços de estética e conforto aos pacientes.

Impacto econômico

A vice-prefeita de Jaú, Juliana Fabre (PL), destacou que a relevância do hospital para a cidade de 137 mil habitantes vai "além de salvar vidas". Segundo a gestora, o HAC também impulsiona a economia local, com a geração de milhares de empregos diretos e indiretos.

Veja mais fotos na galeria de imagens


alesp