Alesp homenageia Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Sessão Solene
12/09/2025 19:33 | 75 anos | Fernanda Franco - Fotos: Rodrigo Costa






A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou uma Sessão Solene, na noite desta quinta-feira (11), para celebrar o Dia do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia. No calendário estadual, a data é comemorada todo terceiro sábado de setembro por meio da Lei nº 17.801/2023 de autoria da deputada Dra. Damaris Moura (PSDB), também proponente do evento.
"Propus a lei para reconhecer o trabalho do grupo. A Igreja Adventista tem esse departamento que reúne meninos e meninas sendo uma escola de cidadania para servir à sociedade e servir a Deus através de muitas ações comunitárias", afirmou Damaris. Presentes em mais de 160 países, este ano o clube completa 75 anos no Brasil.
Sobre o clube
O Clube de Desbravadores é voltado para jovens de 10 a 15 anos, de diferentes classes sociais, com o propósito de desenvolver habilidades, liderança, percepções e talentos para a sociedade, realizando serviços comunitários.
O diretor do clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia central da cidade de São Paulo, Renan Machado, explicou que o grupo trabalha principalmente na área física, mental e espiritual dos jovens. Na parte física fazem atividades ao livre em meio a natureza, como o acampamento. Na área mental, reúnem diversas áreas do conhecimento nas especialidades e, na espiritual, ensinam sobre valores, princípios e fé. "A gente crê que esses três pilares estão todos englobados no indivíduo e que todos precisam estar em equilíbrio", disse.
É justamente essa tríade que forma o símbolo dos Desbravadores, também representando a divindade. A cor vermelha simboliza o sangue de Jesus. A cor amarela, excelência. O branco, a pureza. Azul, lealdade. O escudo, a fé e a espada (de dois gumes) a bíblia sagrada, representando o antigo e o novo testamento.
A ideia, segundo Machado, é formar essas crianças e jovens em líderes. "Eles vão influenciar a igreja, suas famílias e, sobretudo, a sociedade. Naturalmente eles vão focar em algumas especialidades e a partir daquilo vão escolher suas profissões. A partir disso eles abençoam com seus conhecimentos a sociedade que os envolve."
Como surgiu
O Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia foi fundado, oficialmente, em 1950 , pela associação geral da igreja nos Estados Unidos. O clube chegou ao Brasil nove anos depois na cidade de Ribeirão Preto, interior paulista, onde foi sua primeira unidade no país.
"Antes da oficialização eram conhecidos como escoteiros missionários. Faziam acampamentos e só os meninos participavam. As meninas formaram um outro grupo e depois juntamos os dois", contou o líder dos Desbravadores do estado de São Paulo, César Augusto do Nascimento.
Atualmente, o clube integra meninos e meninas de 10 a 15 anos que passam por classes de liderança a cada ano para se tornarem desbravadores, sendo elas: Amigo (10 anos, azul), Companheiro (11 anos, vermelho), Pesquisador (12 anos, verde), Pioneiro (13 anos, cinza), Excursionista (14 anos, roxo) e Guia (15 anos, amarelo). A partir dos 16 anos começam as classes de liderança e os jovens são convidados a fazer parte da diretoria e ajudar os novos integrantes do clube, posteriormente podendo se tornar um dos líderes.
Esse é o caso do pastor e líder dos desbravadores da associação paulista leste, Fabrício Leão, que foi um desbravador quando adolescente. Ele contou que o convívio com outros jovens e o contato com uma liderança estabelecida o motivou a viver em comunidade e a ser um referência para outras pessoas. "Foi um privilégio para mim. Todas as nossas ideias são baseadas em valores cristãos e bíblicos mas que nos desafiam a viver uma vida relevante não só na igreja."
Assista à Sessão Solene, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações