Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp

Categoria pede valorização salarial, novos concursos e modernização da estrutura da corporação
18/09/2025 14:07 | Audiência Pública | Tom Oliveira - Fotos: Gabriel Eid

Compartilhar:

Sindicatos dos policiais participaram do encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352799.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reis: governo se comprometeu e não entregou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352800.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renato Martins: descaso conosco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352802.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta quarta-feira (17), uma audiência pública com representantes de sindicatos e associações de policiais civis de diversas regiões do estado. O encontro foi marcado pela cobrança ao Governo Estadual do envio à Alesp do projeto que regulamenta a Lei Federal 14.735/2023, que institui a nova Lei Orgânica da Polícia Civil.

Para os participantes, a demora na regulamentação demonstra falta de compromisso do Executivo com os policiais civis. "A condução da elaboração está demonstrando descaso e falta de compromisso conosco", afirmou Renato Martins, do Sindicato dos Policiais Civis de Santos e Região (Sinpolsan).

Entre as principais reivindicações apresentadas estão a valorização salarial, a reestruturação das carreiras, a realização de concursos públicos para recomposição do efetivo e a modernização da infraestrutura da corporação.

O debate foi coordenado pelo deputado Reis (PT), que criticou a demora do governo em cumprir a promessa de encaminhar o projeto. "O governo se comprometeu e prometeu que seria o melhor projeto de regulamentação da Polícia Civil do Brasil, mas estamos vendo esse marasmo e nada aconteceu até agora", declarou o parlamentar.

Para Reis, a audiência representou uma oportunidade de ouvir a categoria e pressionar o Executivo: "O objetivo da reunião é justamente dar voz aos policiais e, a partir disso, trabalhar para que o governo avance de forma efetiva em favor da Polícia Civil".

Assista à audiência pública na íntegra, em transmissão da Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens completa


alesp